Foi lançado recentemente, no Reino Unido, um novo absorvente, do tipo interno, que consegue detectar a presença do papilomavírus humano (HPV), responsável pelo câncer do colo do útero, e outros vírus causadores de infecções sexualmente transmissíveis (IST), no valor de 69 libras esterlinas (cerca de 74.696,86 kwanzas).
O produto, criado pela startup de saúde ginecológica Daye, segundo a empresa, outros problemas desenvolvidos na microbiota vaginal também podem ser detectados com o absorvente, entre eles, presença de fungos, como a cândida, gonorreia e herpes tipo I e II.
No comunicado partilhado pela empresa, esta garante que após a compra do kit oferecido, os testes são feitos e enviados a laboratórios parceiros da startup, e a partir disso, os especialistas oferecem consultas mediante os resultados.
Com isso, a startup de saúde ginecológica pretende ainda, até o final de 2024, eliminar o cancro do colo do útero com um conjunto de vacinação, rastreio e testes, e esperam encorajar mais mulheres a testar proactivamente o HPV. Ao utilizar o tampão familiar, um kit de teste de HPV descomplicado, extremamente fácil e confortável de usar.