De acordo com o director artístico e coreógrafo do projecto cultural musical “retrato de um artista desnudo”, José Teixeira, o músico angolano Kizua Gourgel, com os seus feitos na música angolana tornou-se numa inspiração para muitos jovens. Por isso, o artista será homenageado no evento que vai decorrer nos dias 8 e 15 de novembro, no espaço Instituto Camões, em Luanda.
Considerado um ‘génio artístico’ da cultura angolana, despido de hipocrisia e materialismo que a fama por vezes traz, Kizua Gourgel vai ser distinguido no evento por tornar-se numa fonte de inspiração para muitos jovens que vêem a arte, em particular na música, como um instrumento para poder expressar o que lhes vem a alma.
O projecto tem como objectivo, desvendar a vida de um artista criador, autêntico e humanista, cujas as criações sobreviveram ao tempo e superaram os limites do tempo e espaço.
Kizua Gourgel é um dos músicos angolanos da nova geração que ganhou notoriedade no music hall nacional, com uma carreira sólida, já conquistou vários prémios como o “Top Radio Luanda”, Prémio Balada do ano, com a canção “Depois do Fim”, em 2007, “Melhor Trovador” pela casa Blanca, em 2006 gravou o seu primeiro CD intitulado “Tetembwa” e foi uma das atracções do “Festival de Jazz de Luanda”, em 2011.