Nos últimos dias tem se presenciado casos de traições e maldades entre pessoas que dizem ser amigos, facto que tem levado muita gente a se questionar sobre o verdadeiro sentido e significado da amizade. Por esta razão, o AngoRussia soube em conversa mantida com alguns jovens que com o passar do tempo está a se perder a verdadeira essência da amizade.
Considera-se que amizade é uma relação afectiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas, ou seja um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo.
Sendo as principais características da amizade, a mútua benevolência, reciprocidade, comunhão de sentimentos, comunhão de vida, de amor, de ideais, intimidade e confiança, os jovens entrevistados disseram estar admirados com as tristes e lamentáveis situações, problemas e desentendimento que têm acontecido com pessoas que se consideram amigas.
“Amigos são pessoas especiais que escolhemos para partilhar e dividir experiências de vida, são pessoas que torcem e querem verdadeiramente o nosso bem, torcem pela nossa vitória e te ajudam a levantar nos tombos e tropeços. Como é possível amigos ficarem com as ex-namoradas de outros amigos, apunhalarem-se em projectos que partilham e fazerem outras coisas horríveis uns com os outros? Só posso dizer que estamos a perder aquilo que é a essência da amizade”, disse o jovem Narciso.
Por sua vez a jovem Djamila, estudante de psicologia, disse: ” o verdadeiro amigo é aquele que, mesmo percebendo que você não quer escutar alguma coisa diz porque sabe que você precisa escutar para o seu bem, pois a amizade é honesta, pura e isenta de preconceitos. Mas nos dias de hoje as pessoas são tão falsas com os amigos que vêem-nos a cair em erros e não advertem. Passam-se a perna e fazem coisas que levam a questionar o verdadeiro valor da amizade”.