Circuito Internacional de Teatro presta homenagem a pesquisadora Agnela Barros


Em  mais um ano, o Circuito Internacional de Teatro (CIT), que vai decorrer de (29 de Junho à 16 de Setembro), em Luanda na Ex. Liga Africana, vai homenagear a pesquisadora do teatro africano, Agnela Barros pela entrega e dedicação ao teatro angolano. Por intermédio desta, realizou-se na passada quinta-feira (27) de Junho, na Casa 70, a gala oficial da IV edição do referido evento, que contou com a presença dos Responsáveis mundial da UNESCO, a Ministra da Cultura Maria da Piedade de Jesus e fazedores da arte angolana. 

Circuito Internacional de Teatro presta homenagem a pesquisadora Agnela Barros

Sob o lema “Projectar África com Teatro” , Circuito Internacional de Teatro (CIT), esta edição vai contar com a participação de 46 grupos de países como Angola, Moçambique, Brasil, Portugal, Guine Bissau, São Tomé e Príncipe e Angola.

Para além da exibição de peças teatral, o Circuito apresentou a primeira revista do CIT de emissão anual, bem como a assinatura de um protocolo com a Comissão Nacional para Unesco de Angola.

O evento serviu para a inclusão de novos artistas, a defesa e abordagem no resgate dos valores culturais, desde os hábitos, costumes, símbolos, como também o incentivo ao Turismo cultural. A confraternização entre os grupos, é uma possibilidade para a internacionalização do teatro angolano e o intercâmbio cultural entre os países que fazem parte da CPLP. De Angola, participaram os grupos das províncias de Luanda, K.Sul, Malange, Huambo, Benguela.

O projecto é uma iniciativa que visa incentivar o intercâmbio entre os grupos e as companhias de teatro de Angola e do mundo, bem como a valorização, promoção e divulgação do processo de criação das artes cénicas.

Desde 2016, 2017 e 2018, o Circuito Internacional de Teatro (CIT), tem vindo homenagear o antigo gestor do Teatro Avenida, Diogo Colombo, o dramaturgo Mena Abrantes e o director provincial da Acção Social, Cultura e Desporto, Manuel Sebastião, respectivamente.

Circuito Internacional de Teatro presta homenagem a pesquisadora Agnela Barros
Ministra da Cultura Maria da Piedade de Jesus

Circuito Internacional de Teatro presta homenagem a pesquisadora Agnela Barros Circuito Internacional de Teatro presta homenagem a pesquisadora Agnela Barros Circuito Internacional de Teatro presta homenagem a pesquisadora Agnela Barros Circuito Internacional de Teatro presta homenagem a pesquisadora Agnela Barros


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *