Hospitais públicos do país vão ganhar unidades de hemodiálise


Com objectivo de combater a especulação em torno dos preços cobrados nos centros privados, quanto ao tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue, o Ministério da Saúde, está a trabalhar para abrir unidades de hemodiálise nos hospitais públicos.

De acordo com à Angop, uma fonte do departamento ministerial garantiu que os ministérios da Saúde e da Economia estão a trabalhar com vários centros de hemodiálise na renegociação dos contratos existentes, para a adopção de um preço único e razoável, que ponha fim à especulação que se regista nos serviços.

Publicidade

“Desde que entrou em função o novo Governo, o Ministério da Saúde não autorizou a abertura de mais nenhum centro de hemodiálise privado… Os contratos assinados entre o Ministério da Saúde e os centros privados de hemodiálise estão totalmente desajustados à realidade, razão pela qual vão ser renegociados”, rematou a mesma fonte.

A hemodiálise é um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue, como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a ureia.

Vale recordar, que o concurso público na área de saúde marcado para primeira quinzena de Março poderá permitir que cerca Cinco mil novos profissionais do sector ingressem este ano no Ministério da saúde.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!