Horizonte Njinga Mbande aposta na formação de novos talentos


Um curso de operadores de câmara, edição, apresentadores e actores arranca oficialmente no próximo dia 27, na escola Njinga Mbande, em Luanda, informou ontem o director do grupo Horizonte Njinga Mbande.

Adelino Caracol, responsável pela formação, disse que está marcada para segunda-feira uma reunião com mais de 50 participantes já inscritos, para abordar questões de horários e entrega de material didáctico. O objectivo é fazer coincidir a abertura do curso com o Dia Internacional do Teatro, que se assinala no dia 27.

Os cursos vão ser ministrados por especialistas estrangeiros: brasileiro, norte-americano e sul-africano. A abertura do curso de apresentadores está prevista para o dia 14 de Abril, por não estarem ainda criadas as questões técnicas de trabalho.

Os cursos, com a duração de três meses, são ministrados na escola Njinga Mbande e em vários cenários, como praias e florestas, de manhã, à tarde e à noite.

A vinda da actriz brasileira e madrinha do projecto Suzana Vieira está ainda em negociações. “Queremos ter a actriz mais uma vez entre nós, mas se não for possível, estamos a tentar chegar a acordo para que ela ministre o curso online”, explicou.

Adelino Caracol disse que esta acção de formação tem sido positiva, apesar das várias dificuldades encontradas, uma das quais relacionada com o pouco apoio recebido. “Esse aspecto não tem sido um grande problema, porque temos sabido dar a volta a essas contrariedades”, explicou.

O propósito é continuar a melhorar a qualidades dos actores angolanos. “Queremos tornar-nos cada vez mais profissionais, por isso, precisamos estar melhor instruídos um mercado de trabalho mais exigente”, disse. O programa de formação de actores é o mais antigo e já vai na sua sexta edição, seguindo-se o de apresentador, edição e operadores de câmara.

Por:JA

Exit mobile version