Homens pessimistas e tímidos estão mais propensos a desenvolver disfunção erétil, diz estudo


Um novo estudo realizado por alguns investigadores da Universidade de Nacional Yang Ming Chiao Tungo, em Taiwan, na China, analisou como o tipo de personalidade pode prever o desenvolvimento na vida sexual de um homem.

Segundo estudo, homens pessimistas e tímidos enquadram-se na personalidade do “tipo D”, ligada a uma individualidade alicerçada na angústia e no sofrimento crônico. Além disso, esse tipo de pessoa tende a evitar interacção com outras e tem dificuldade em demonstrar emoções.

Os autores do estudo, publicado na revista científica The Journal of Sexual Medicine, analisaram 1.740 cidadãos do Taiwan sexualmente activos, com idades entre os 20 e 40 anos. Destes, 941 (54,1%) tinham personalidade tipo D.

De todo o grupo avaliado, 360 (15,9%) foram diagnosticados com disfunção erétil. No entanto, a percentagem sobe para 19,4% quando analisados apenas os participantes com personalidade tipo D.

Estes voluntários apresentaram também uma maior propensão para depressão, tabagismo e sedentarismo, factores que influenciam no desenvolvimento da disfunção erétil.

A disfunção erétil é definida como “a incapacidade persistente em obter e/ou manter uma ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória”.

Nem sempre o facto de não conseguir ter uma ereção adequada se traduz em disfunção erétil, porém se isso ocorrer de forma frequente, o ideal é consultar um médico urologista para uma avaliação adequada.