Histórias de heroínas nacionais “Esquadrão Kamy” exibidas em Cabo Verde


A peça teatral “Esquadrão Kamy” que retrata a vida de algumas heroínas nacionais, está de regresso aos palcos e desta vez será exibida no próximo dia 15 de Novembro, no palco 1 da 25ª edição do Festival Internacional de Teatro Mindelact que decorre de 6 a 16 do mesmo mês em Cabo Verde.

Histórias de heroínas nacionais “Esquadrão Kamy” exibidas em Cabo Verde

Depois do sucesso da primeira temporada de exibição da peça “Esquadrão Kamy”, as histórias das heroínas angolanas irão regressar ao teatro nos próximos dias 26 e 27, Academia BAI, e 30 e 31 de Outubro, no memorial António Agostinho Neto.

“Esquadrão Kamy” um projecto da Produtora Buco’s Produções, dirigida e encenada por Flávio Ferrão, é uma viagem ao passado, à história da participação das nacionalistas Deolinda Rodrigues de Almeida, Irene Cohen, Lucrécia Paim, Engrácia dos Santos e Teresa Afonso na luta contra o colonialismo português e a incorporação, como combatentes, do Esquadrão Kamy, coluna guerrilheira preparada e treinada em 1966.

Sofia Buco, que é amante e experiente em palco e televisões,  interpreta o papel da nacionalista Deolinda Rodrigues. A actriz Naed Branco também rainha dos palcos de teatro, dará vida a personagem da heroína Lucrécia Paim. Zoé Silva também com um caminho andado no teatro , veste a personagem de Engrácia dos Santos. Equanto que Lia Carina de Sousa Monteiro que fez o seu debut no teatro, na primeira temporada de exibição da peça, interpreta Irene Cohen. Ailsa Renata Gota Conceição de Sousa, desempenha a personagem da nacionalista Teresa Afonso.

A promoção da peça teatral tem como objectivo, formar e informar parte da história na Luta de Libertação Nacional, divulgar os feitos das heroínas para que possam servir de inspiração, passar o testemunho às gerações vindouras e mobilizar a sociedade para valorização da cultura, nomeadamente, das artes cénicas.

A obra pretende ainda, inspirar a juventude angolana, principalmente as jovens meninas, a compreenderem e preservarem o legado destas destemidas mulheres angolanas, que apesar da pouca idade, deixaram a sua família em nome de um ideal, a liberdade do seu povo.

Deolinda, e suas quatro companheiras, sobreviveram à inclemência das condições climatéricas e de terrenos inóspitos. Empreenderam o regresso, via Zaíre, (hoje RDC), foram presas, nos arredores da pequena vila de Kamuna, pela FNLA e posteriormente assassinadas, em Março de 1966.

Durante o Festival Internacional de Teatro Mindelact, o maior evento teatral do país vai receber 72 espectáculos, de 50 companhias, oriundas de 13 países, como Cabo Verde, Angola, Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Itália, Espanha, França, Alemanha, República Checa, Japão, Estados Unidos da América e a Dinamarca.

View this post on Instagram

É com imenso prazer que hoje Anunciamos oficialmente a agenda do ESQUADRÃO KAMY para os meses de Outubro e Novembro de 2019. A todos os amantes e admiradores da arte de representar, é com muito carinho que este Ano estaremos em Cabo Verde no festival Internacional de Teatro de mindelo #MINDELACT 2019 para representar Angola com a história das heroínas de Angolanas. DATAS DOS ESPETÁCULOS 26 e 27 de Outubro academia bai 30 e 31 de Outubro no Memorial Dr. António A Neto 15 de Novembro Cabo Verde actuação no palco 1- Festival Internacional de Mindelact 2019 . Os bilhetes para assistir as exibições de Esquadrão Kamy Já estão a venda, compre já o seu bilhete ao preço de 4.000,00 kz DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO Buco's produções PRODUTOR Isidoro Buco ENCENAÇÃO Flávio Ferrão Assistência Joel Mulemba ILUMINAÇÃO António Cali FOTOGRAFIA MM Stúdio Records ELENCO Naed Branco Sophia Buco, Carina Sousa, Rosa Cavela, Nelma Nunes APOIOS Academia Bai Memorial António A Neto Hotel Trópico CONTACTOS 924121920📲 925019143 📲 926637389📲 IBAN 0040 0000 8394 6665 10194 LOCAIS DE VENDA Casa das Artes em talatona Memorial .A Neto Academia Bai Discoteca valodia Universidade independente de Angola Aneth Maria Makeup e Cabeleireiro Magnólia fashion Boutique

A post shared by AngoRussia (@angorussia) on


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *