A obra intitulada “José Eduardo dos Santos e a Ideia da Nação” é de carácter académico e será lançado no dia 19 de Novembro do ano em curso na Universidade Federal de Ouro Negro, no Brasil.
O livro contém 112 paginas que foram editadas pela Mediapress, encontra-se dividido três capítulos, nomeadamente: “A formação do Estado Angolano”, “José Eduardo dos Santos na mira da PIDE – DGS” e “José Eduardo dos Santos e a Consolidação da Nação Angolana”, afirmou o historiador Patrício Batsikama.
O primeiro capítulo, explica o autor, refere-se a questões territoriais angolanas antes e a chegada dos portugueses e a resistência das populações dos reinos do Ndongo, Matamba, Congo, Umbundo e Kuanhama.
O segundo é exclusivo ao Chefe do Estado angolano e suportado por fontes documentais da PIDE DGS que indica que José Eduardo dos Santos era alvo entre vários líderes do MPLA, por dinamizar as populações, levando-as a independência.
Já o último faz igualmente menção ao líder angolano, que perante inúmeras dificuldades, quer política, social, económica e cultural, tenta orientar para a garantia de um país melhor.
Para os estudantes contém informações sobre a figura histórica de José Eduardo dos Santos, indicando percursos e trajectórias na busca da Independência nacional.
Lembrando que o Historiador já tem algumas obras no mercado como : O Reino do Kongo e sua origem Meridional e Lumbu Antiga Democracia do Kongo.