Fundo Lwini oferece próteses especiais em impressão 3D a crianças


Numa iniciativa da Fundação Lwini em parceria com os centros reabilitação física do Huambo e da capital do país, três crianças beneficiaram de forma gratuita, durante a 8.ª edição da gala de celebração do 21° aniversário da fundação, próteses especiais em impressão 3D para os membros superiores, ofertadas pelo Engenheiro Mecatrónico Brasileiro Thiago Jucá.

As próteses foram colocadas nas crianças de forma simbólica durante a 8ª edição da gala de celebração do 21º aniversário da Fundação Lwini, realizada sob o lema “Momento Solidário”, sendo que as beneficiadas são oriundas de Luanda (1) e Huambo (2).

Surpreendidos, os meninos que mal conseguiam pronunciar uma só única palavra devido a emoção, agradeceram a todos e em especial os engenheiro.

Thiago Jucá, o criador e doador das próteses, em palco, disse que foi um privilégio concretizar o sonhos dos pequenos, e fez saber ainda que a produção das próteses em impressão 3D não levou muito tempo, apenas três dias. O trabalho é feito com plásticos ABS, que é derivado do petróleo, e PLA, um produto biodegradável, bem como para a realização das mesmas teve em posse equipamentos com tecnologia barata e prático para trabalhar em cada uma delas.

As próteses em impressão 3D que estão no valor de 1500 dólares norte-americano, são equipamentos que permitem o portador de deficiência física ganhar mobilidade nas mãos, pegar objectos e realizar outros movimentos.

O engenheiro que começou a fabricar esse material no seu país, em 2016, actualmente trabalha em parceira com a Fundação Lwini, tenciona agora criar seu primeiro laboratório em Angola, para aumentar a produção, no sentido de ajudar mais pessoas necessitadas.

Está iniciativa, segundo a presidente da Fundação Lwini, Ana Paula dos Santos, faz parte do projecto denominado “Passo Seguro” que, desde a edição de 2012, tem como uma das principais finalidade aquisição e atribuição de próteses endoesqueléticas para amputados transtibiais.

Ressaltou que nesta missão, a Fundação Lwini tem contado com o apoio dos centros de reabilitação física do país.

Exit mobile version