Fundação Believer realiza marcha de conscientização ao suicídio


Para conscientizar a população e quebrar todo e qualquer tabu em volta do assunto, no mês em que se assinala a campanha de prevenção ao suicídio, a Fundação Believer realizou neste Domingo, 26 de Setembro, uma marcha que aconteceu na Av. 4 de Fevereiro, antiga marginal, Luanda.

Com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão, um grupo de jovens vestidos de amarelo dentre estes, membros do clube dos médicos e da fundação Believer, realizou a marcha que serviu também para o lançamento de um grupo de apoio para as pessoas que já pensaram em cometer suicídio ou que estejam a atravessar esta situação através de um familiar.

De acordo com Débora Freitas, Directora Administrativa da Fundação Believer e membro do clube dos médicos, a intenção é trazer a conscientização para a população e motivar as pessoas a procurarem ajuda quando necessário ao invés de optarem por tirar a vida.

“A intenção como fundação é trazer a conscientização para a população onde nós quebramos tabus e motivamos as pessoas a procurarem ajuda quando necessário, porque a população não procura ajuda pelo preconceito, achando que vão ser chamadas de malucas ou que vão encarar a sua situação como ‘frescura’. As pessoas precisam de ajuda porque têm sim depressão, e intenção de tirar a própria vida por causa do sentimento psicológico, por essa pressão da sociedade ou família”, destacou a responsável.

Débora Freitas realçou que faz um balanço positivo da primeira edição da marcha e garante que nas próximas vezes farão algo muito melhor.

“Estamos felizes e satisfeitos porque recebemos bastante pessoas. Poderíamos ter feito algo mais informativo, essa foi a primeira edição na conscientização do suicídio, da próxima vamos fazer algo muito melhor”, disse.

Por sua vez, a estudante e participante da marcha Evaldina Oliveira disse ter se apercebido da actividade pelo WhatsApp, e tendo achado interessante decidiu aderir.

“Eu vi o flyer no estado de alguém no WhatsApp e fiquei interessada em fazer parte, convidei os meus amigos para virem comigo e gostei de participar! Apelo as outras pessoas a aderirem, porque além do Setembro Amarelo, cada mês a fundação dá destaque à uma causa e desenvolve uma campanha.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida em seu Mustang 1968 amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espalhando mundo afora.

O carro era um Mustang 68, restaurado e pintado de amarelo pelo próprio Mike. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio “fita amarela”, ou “yellow ribbon”, em inglês.

Exit mobile version