Folhas de feno-grego: O ingrediente que aumenta a fertilidade do homem


Embora seja desconhecida por muitos, as sementes e folhas de feno-grego, uma planta utilizada em vários pratos culinários de todo o mundo, inclusive no caril, deixa a sua marca na fertilidade masculina, conforme revela novo estudo.

O feno grego, também conhecido como fenacho ou alforvas, é uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antidiabéticas, sendo muito utilizada como remédio caseiro para diabetes, cólica menstrual ou colesterol alto.

Alguns estudos mostram que o extrato do feno grego pode ajudar a regular os níveis dos hormônios, aumentar a sensibilidade dos testículos a esses hormônios e estimular a produção de testosterona. Além disso, a planta parece ser capaz de aumentar a quantidade de espermatozoides, melhorar o estado de alerta mental, o humor e o desejo sexual. A planta também já chegou a ser usada para melhorar o desejo sexual em mulheres menstruadas saudáveis.

Para uso medicinal pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou feiras livres, sendo utilizado na forma de chá, pó ou cápsulas, preparados com as sementes dessa planta. Seu uso no tratamento de problemas de saúde deve ser sempre feito com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.

As sementes do feno grego são ainda seguras para a maioria das pessoas quando consumidas por via oral na forma de cápsula ou chá, por até 3 anos, e os efeitos colaterais que podem surgir durante o seu uso, especialmente quando consumido em quantidades maiores do que as recomendadas são diarréia, produção excessiva de gases intestinais e cheiro forte na urina.

Além disso, o mesmo pode causar alergia, devendo-se procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto socorro mais próximo se surgirem sintomas como dificuldade para respirar, sensação de nariz entupido, tosse ou inchaço na boca, língua ou rosto.

O feno-grego não deve ser usado por mulheres grávidas, pois pode estimular as contrações uterinas e induzir o parto. Essa planta também não deve ser usada por crianças, ou por pessoas em tratamento de câncer sensíveis a hormônios como câncer de mama ou próstata. Pessoas que utilizam insulina ou outros remédios para diabetes, devem ter cautela ao usar o feno grego, pois pode reduzir muito o açúcar no sangue e causar crise de hipoglicemia.

O uso do feno grego deve ser interrompido 2 semanas antes de qualquer cirurgia, pois pode afetar a coagulação do sangue e aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias.

Exit mobile version