Filme “12 anos de escravidão” vence Oscar britânico


O filme “12 anos de escravidão” ganhou o prêmio de melhor filme no British Academy Film Awards (Bafta), a cerimônia aconteceu neste domingo (16), em Londres. “Gravidade” liderou ranking de premiações, ganhando em seis categorias.

12 anos de escravidão

A obra “12 anos escravo”, do realizador Steve McQueen, foi considerada o melhor filme pelos prémios de cinema britânicos Bafta, numa cerimónia que decorreu este domingo, em Londres. A produção retrata a escravidão americana após a Guerra Civil e é baseada na história real de Solomon Northup, um homem livre enganado e vendido como escravo em plantações da Louisiana.

“Há 21 milhões de pessoas em escravidão enquanto estamos aqui sentados. Espero que, a 150 anos a partir de agora, a nossa ambivalência não permita que outro cineasta faça este filme”, ​disse o director Steve​ McQueen na cerimônia de premiação no Royal Opera House, em Londres.

O filme concorreu com “Gravidade”, “Trapaça”, “Capitão Phillips” e “Philomena”.

Chiwetel Ejiofor, que estrela “12 anos de escravidão”, também ganhou o prêmio de melhor ator. Já o prêmio de melhor atriz ficou com Cate Blanchett, por sua atuação em “Blue Jasmine”.

O actor somali-americano Barkhad Abdi foi premiado como melhor ator coadjuvante em sua estreia, em “Capitão Phillips”. Jennifer Lawrence levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante por sua interpretação em “Trapaça” – filme que levou o prêmio de melhor roteiro original.

Porém, foi “Gravidade”, de Alfonso Cuarón, que liderou o ranking de premiações. A produção ganhou em seis das 11 categorias que concorreu, incluindo os de melhor filme britânico, efeitos especiais, fotografia e música original. Cuarón ainda ganhou o Bafta de melhor director.

O filme italiano “A grande beleza”, de Paolo Sorrentino, ganhou a categoria de melhor filme estrangeiro, e “Frozen – Uma Aventura Congelante”, o de melhor animação.

A cerimônia contou com a presença de diversos nomes do cinema britânico e mundial, como Leonardo DiCaprio, Judi Dench, Tom Hanks e o casal Angelina Jolie e Brad Pitt.

O príncipe William também participou da cerimônia para entregar o Bafta honorário à veterana actriz britânica Helen Mirren, que interpretou no cinema e no teatro sua avó, a rainha Elizabeth II, em um dos momentos mais esperados da noite.

O Bafta é o último grande prêmio de cinema antes do Oscar, que será entregue no próximo dia 2 de março em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Veja a lista dos vencedores do Bafta 2014:         

Melhor filme
“Doze anos de escravidão”, de Steve McQueen

Melhor director
Alfonso Cuaron (“Gravidade”)

Melhor actriz
Cate Blanchett (“Blue Jasmine”)

Melhor actor
Chiwetel Ejiofor (“Doze anos de escravidão”)

Melhor actriz coadjuvante
Jennifer Lawrence (“Trapaça”)

Melhor actor coadjuvante
Barkhad Abdi (“Capitão Phillips”)

Melhor filme em língua estrangeira
“A grande beleza”, de Paolo Sorrentino

Melhor atriz/ator em ascensão
Will Poulter

Melhor roteiro original
David O. Russell (“Trapaça”)

Melhor roteiro adaptado
Steve Coogan, Jeff Pope (“Philomena”)

Melhor filme britânico
“Gravidade”, de Alfonso Cuaron

Melhor documentário
“O acto de matar”, de Joshua Oppenheimer

Melhor filme de animação
“Frozen – uma aventura congelante”, de Chris Buck e Jennifer Lee


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *