Estudos revelam que a esponja de lavar louça é um dos elementos mais contaminados da cozinha


A esponja de lavar a loiça é um dos objectos que carrega mais germes na cozinha. Ela deve ser higienizada com regularidade, mas também trocada quando já não está nas devidas condições de uso para evitar possíveis problemas de saúde.

Imagem: Dreamstime

De acordo com o estudo feito pela Universidade de Barcelona, o lava-loiça contém 100 mil vezes mais germes do que o lavatório, sendo que os germes se concentram principalmente nas esponjas e nos panos de louça.

O contacto frequente com a água e os resíduos dos alimentos que acumulam na esponja, são os grandes vilões que propiciam essa proliferação das bactérias. Esses germes, podem chegar a causar diarreia, febre e também podem ocorrer problemas pulmonares, sendo que maior risco é para idosos, crianças e pessoas com baixa imunidade.

Por isso mesmo, uma das primeiras recomendações, é que os panos de louça sejam trocados e lavados diariamente e as esponjas sejam trocadas a cada duas semanas ou um mês, no máximo, dependendo da frequência com que a usa e para quê a usa.

Para deixar a esponja livre das bactérias, os pesquisadores aconselham a todos os dias realizar o procedimento de colocar a esponja no micro-ondas com um pouco de água em potência alta, por 2 minutos.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *