Estudos apontam que trabalhar aos finais de semana e feriados pode ser prejudicial para a produtividade e motivação do funcionário


Uma nova discussão foi colocada em pauta no mundo inteiro, o mesmo diz respeito à jornada de trabalho das pessoas. Algumas pesquisas ao redor do mundo concluíram que trabalhar aos finais de semana e feriados pode ser prejudicial para a produtividade e motivação do funcionário.

Imagem: Getty Images

De acordo com a pesquisa desenvolvida recentemente por Laura M. Giurge, da London Business School e por Kaitlin Woodley, da Cornell University, afirma que o descanso de domingo, por exemplo, não é apenas sagrado por conta de religiões. É preciso dar um tempo do trabalho para recompor as energias e aproveitar um pouco mais o que a vida tem a oferecer.

A análise ouviu cerca de 1.300 pessoas e apontou que realizar actividades de trabalho fora do horário laboral compromete a motivação do trabalhador, ao ponto de não poderem dedicar-se a vida acadêmica e as actividades de lazer.

“Descobrimos que trabalhar durante o horário de trabalho fora do padrão (fins de semana/feriados) versus o horário de trabalho padrão (de segunda a sexta, das 9h às 17h) prejudica a motivação intrínseca das pessoas para suas actividades profissionais e acadêmicas. Trabalhar durante o horário de trabalho fora do padrão diminui a motivação, fazendo com que as pessoas considerem os melhores usos de seu tempo”, afirmaram as autoras do estudo.

Em resumo, as autoras entendem que pessoas que descansam no final de semana, que têm tempo para outras actividades além do trabalho são mais satisfeitas, destacando que levar o trabalho para casa e fora do horário pode ser a pior escolha para qualquer pessoa no mercado.

Fonte: Edital Concursos Brasil

Exit mobile version