Estudos apontam que filhos herdam a inteligência das mães e não dos pais


Segundo vários estudos realizados ao longo dos anos, apesar de as crianças herdarem traços da mãe e do pai, o lado materno tem uma maior probabilidade de transmitir a inteligência aos filhos do que o paterno, pelo facto das mulheres possuírem dois cromossomas X.

O cromossoma X é o responsável por transmitir a inteligência.

Por vários anos foram realizados estudos que tentassem comprovar esta teoria, e agora, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Medical Research Council Social e Public Health Sciences Unit de Glasgow, na Escócia, foi possível concluir que o QI das crianças tende a ser mais semelhante ao das mães.

Os investigadores deste estudo entrevistaram um grupo de crianças dos 14 aos 22 anos , e tiveram em conta factores como a educação e o estado socioeconómico, tendo concluído a análise que as mães eram o melhor indicador de inteligência.

No entanto, outros investigadores apontam que a genética não é o único factor determinante. Segundo indica a publicação Psychology Spot, estima-se que apenas entre 40 a 60% da inteligência seja hereditária e o resto deve-se às várias influências ambientais.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *