Segundo um estudo feito por pesquisadores da China, apresentado em Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, realizado em Londres, dormir até mais tarde nos finais de semana pode reduzir o risco de doenças cardíacas em até 20% em comparação com pessoas que dormem menos horas extras nesses dois dias.
A relação entre a privação de sono e a saúde cardiovascular é mais forte do que se imagina. Dormir bem é fundamental para o bom funcionamento do organismo, e a falta de sono pode ter consequências sérias para o coração como:
- Aumento da pressão arterial
- Aumento da frequência cardíaca
- Aumento do risco de arritmias
- Aumento da inflamação
- Aumento do risco de diabete
- Aumento do risco de obesidade
O estudo dividiu os mais de 90 mil participantes em quatro grupos com base na quantidade de sono extra, ou “compensado”, que conseguiram recuperar durante o fim-de-semana. Esses dados foram comparados com registos hospitalares e informações de causa de morte para acompanhar o desenvolvimento de doenças cardíacas dos voluntários.
Após 14 anos de estudo, os resultados mostraram que os participantes que compensaram o sono perdido nos finais de semana tiveram 19% menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas, em comparação com o grupo que não compensou.