Estudo revela porque as recém-mamãs perdem o desejo sexual


O nascimento de um bebé traz preocupações, horas sem dormir e rotinas que deixam os recém-pais à beira da exaustão.

Mas mesmo que não esteja a passar por este cansaço há uma coisa que acontece pelo menos nas primeiras semanas após o nascimento do bebé, que é a alteração – ou desaparecimento – da vida sexual do casal. O site BellyBelly destaca as quatro principais razões para uma recém-mamã ter menos (ou nenhum) apetite sexual:

1. Tem alguém totalmente dependente de si o dia todo. Com um bebé dependente e sempre a precisar de cuidados, o espaço pessoal de uma mãe pode tornar-se um fator enorme, pois é como se o corpo dela estivesse sempre a ser ‘usado’ e por isso repele as intenções do parceiro.

2. Está com depressão pós-parto. Afeta uma em cada dez mulheres e cerca de um em cada 25 pais. E, além de outros sintomas como sentimentos de culpa, apatia ou perda de apetite, também afeta a libido da mulher.

3. O impacto físico que o nascimento do bebé teve nela. Cerca de 8% das mulheres sofrem danos no períneo durante o parto natural e estes danos demoram tempo a sarar. Além disso, geralmente a mulher fica com secura vaginal, que pode tornar a penetração dolorosa.

 4. A amamentação. Depois do nascimento do bebé o corpo da mulher produz uma hormona que garante a produção de leite, atua como contracetivo para que tão cedo não ocorra uma gravidez e afeta a libido.

Exit mobile version