Mesmo depois de um fim-de-semana em que conseguiu repor as energias, na segunda-feira de manhã já se sente esgotada, depois de uma noite mal dormida? Saiba porque adormecer ao domingo pode ser uma tarefa complicada
Se é daquelas pessoas a quem custa mais acordar à segunda-feira e tem a sensação de não ter descansado o suficiente, não se sinta sozinho. Um estudo recente, realizado online pela Toluna Global Omnibus, concluiu que a noite de domingo é aquela em que o sono é mais difícil de alcançar.
De acordo com o estudo, 39% dos 3 mil inquiridos comprovaram que este é o dia da semana em costumam ter mais problemas em adormecer. Logo atrás vem o sábado à noite, com 19% dos inquiridos a revelarem dificuldade em adormecer.
Esta dificuldade está relacionada com uma maior preocupação com a semana que se avizinha e com tudo o que é preciso fazer. O facto de sentirmos uma pressão maior em adormecer, de modo a estarmos em forma no dia seguinte, também conta.
O estudo apurou, ainda, que são os trabalhadores com maiores rendimentos e as pessoas entre os 40 e os 54 anos, que parecem ter mais dificuldades em adormecer neste dia. As noites de terça e quinta-feira são aquelas em que sono vem mais facilmente.
O especialista de sono, Michael J Breus, explicou ao Huffington Post as razões para este fenómeno: ‘Ao domingo, o seu corpo está habituado adormecer mais tarde, depois de desfrutar das noites de sexta-feira e sábado’.
Michael J Breus sugere que respeite o seu horário de sono. Faça por acordar cedo no domingo, mesmo que tenha saído até mais tarde no sábado à noite.
Fonte: Activa.sapo