Quem tem problemas com a balança com certeza já ouviu falar que é preciso comer de três em três horas para manter o metabolismo acelerado, e assim, contribuir para o emagrecimento. No entanto, segundo um estudo apresentado na reunião anual da ADA (Associação Americana de Diabetes), em Chicago (EUA), comer duas refeições maiores durante o dia é mais eficaz na perda de peso do que fraccioná-las.
A pesquisa, realizada em Praga, na República Checa, foi realizada com 54 pacientes com diabetes tipo 2. Eles foram divididos em dois grupos: num, as pessoas comiam apenas duas refeições diárias maiores, enquanto no outro, os participantes faziam seis refeições com porções menores.
Durante 12 semanas, os pacientes seguiram uma dieta com a mesma quantidade calórica e de macronutrientes para depois trocar o regime de alimentação, ou seja, quem comeu apenas duas refeições passou a comer seis vezes ao dia. «A dieta prescrita foi rica em fibras e com 500 calorias a menos, já visando o emagrecimento», explica Hana Kahleova, uma das cientistas que participou do estudo.
Além de um aumento na perda de peso durante a fase em que só comiam duas vezes ao dia, os pacientes também apresentaram aumento na sensibilidade à insulina e melhoria na função das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina.
Para seguir a dieta correctamente, os participantes receberam tutoriais para aprender a compor a ementa e em quais horários se alimentar, além de reuniões em grupo e individuais com nutricionistas.
«O resultado do estudo mostra que os pacientes com diabetes tipo 2 devem seguir a máxima de tomar o pequeno-almoço como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo», finaliza Kahleova.
Fonte: Diario digital / Lusa