Estudo defende que conviver com um animal de estimação ajuda a vencer a depressão


De acordo um estudo publicado nesta segunda-feira (19), na revista “Human-Animal Interactions”, ter um animal de estimação traz uma série de benefícios para a saúde física e mental, pois estes são companheiros importantes para pessoas com depressão.

Foto: pt.dreamstime.com

Durante a realização de um estudo sobre a saúde física e mental de pessoas em situação de rua, os pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Texas em Houston (EUA), descobriram que os animais de companhia são uma fonte de amizade e segurança para essas pessoas, que costumam levar uma vida com muitas vulnerabilidades.

“Moradores de rua com animais de estimação relatam taxas significativamente mais baixas de depressão e solidão em comparação com pessoas que não os têm. Eles têm um vínculo único, já que os animais são muitas vezes a única fonte de amor incondicional ou companheirismo em suas vidas”, afirmam os cientistas.

Para realizar a análise, Michelle Kurkowski e Andrew Springer revisaram 19 pesquisas publicadas anteriormente nas bases de dados PubMed e Embase, focadas em donos de animais de estimação sem tecto nos EUA, Canadá e Reino Unido.

Exit mobile version