O médico e palestrante angolano, Adgnaldo Lucas, manifestou-se publicamente, para apelar aos profissionais de saúde para deixarem de normalizar o acto de violência obstétrica, que muitas pacientes passam durante trabalho de parto.
Na sua conta oficial do Instagram, o especialista destacou que recebe muitos relatos de mulheres que durante a aflição do trabalho de parto, são obrigadas a ouvir de profissionais de saúde, a seguinte frase: “na hora de fazer, vocês não choram”.
“São vários os relatos que recebo de mulheres que foram obrigadas a ouvir frases como essa, em pleno trabalho de parto e, para piorar, todas elas ditas por aqueles que além de prestar assistência, têm o dever de respeitar e prover apoio emocional à cada paciente. Como profissionais de saúde, precisamos parar de normalizar o que claramente são actos de violência obstétrica e ter sempre em mente que empatia não é sentimento, empatia é acção”, disse. Dr. Agnaldo Lucas.
Na sequência, o Dr. Agnaldo aproveitou para alertar as pacientes a não se calarem diante de tal situação e sim a recorrerem aos meios legalmente estabelecidos para a resolução do problema.
“E você, enquanto paciente, não se esqueça que tem direitos e que deve lutar para serem respeitados. Não se cale diante de situações do género, porém recorra à meios legalmente estabelecidos para o efeito”, finalizou.