Especialista angolana indica factores do aumento de ‘hipertensão arterial’


Dificilmente acompanhada de sinais e sintomas a “hipertensão arterial”, é chamada de morte silenciosa, pois geralmente é descoberta apenas durante rastreios ou consultas médica s médicas feitas em função de  outras patologias.

Durante uma entrevista concedida ao AngoRussia, a médica Efigénia Kapata, especialista medicina interna geral, considerou múltiplos factores genéticos e ambientais, que desencadeiam a hipertensão em adultos, jovens e actualmente em crianças.

De acordo a médica, a incidência e a prevalência desta doença nos jovens e crianças depende de muitos factores como: o sedentarismo que leva ao excesso de peso ou obesidade, escassa actividade física, consumo de álcool, ingestão inadequada de fruta e de vegetais, consumo excessivo de sal e de substâncias em abundância nos produtos industrializados como pães, enlatados, queijos, bolachas, entre outros.

A patologia causa danos ao coração levando assim a hipertrofia ventricular esquerda, faz com que os rins tenham uma perca progressiva da função renal, comprometem  a função cognitiva do cérebro, podendo o mesmo a chegar à derrame cerebral, e nos vasos sanguíneos acelera o desenvolvimento de aterosclerose, conforme explicou a especialista.

Para a médica a prevenção da hipertensão arterial “se baseia em ter um estilo de vida saudável, manter uma boa dieta com alimentação com baixa quantidade de sal, praticar exercícios físicos, evitar consumo de álcool, e não fumar”.

Exit mobile version