Empresário chinês cria “licença infelicidade” que permite folgas aos funcionários que se sentem tristes


Um empresário da China decidiu criar uma política interna incomum na sua empresa,  “Licença por Infelicidade”, e tem ganhado destaque no país pelo projecto que permite os trabalhadores de tirarem um dia de folga quando se sentirem estressados, tristes ou desanimados. 

Foto: Weibo/Reprodução

Refira-se que para beneficiar da licença o trabalhador não precisa nem da aprovação do líder da empresa. A ideia é de Yu Donglai, fundador e presidente da rede de varejo ‘Pang Dong Lai’, que pretende ajudar os funcionários a alcançar um equilíbrio maior entre a vida pessoal e profissional.

A única restrição é que os trabalhadores têm um limite de licenças que podem tirar sendo de 10 dias por ano.

“Quero que todos os funcionários tenham liberdade. Todo mundo tem momentos em que não está feliz, então, se não estiver feliz, não vem trabalhar”, disse.

Conforme o empresário, os funcionários podem determinar o tempo de descanso de forma livre. “Esta licença não pode ser negada pela gerência. A negação é uma violação”, afirmou Yu.

As empresas chinesas são conhecidas por longas jornadas de trabalho, a ideia era criar um “ambiente de trabalho semelhante ao europeu”, acrescentou.

Exit mobile version