A Associação Angolana de Teatro (AAT), rendeu homenagem à várias mulheres artistas angolanas neste sábado, 26 de Março, na Mediateca de Luanda, em prol do contributo e dedicação que estas têm desempenhado para o desenvolvimento da arte no país.
Em alusivo ao dia mundial do teatro que comemora-se neste domingo, 27 de Março, a AAT decidiu homenagear várias mulheres que sempre demonstraram uma grande paixão pela arte de representar.
Dentre as mulheres galardoadas constam Celma Pontes, Edusa Chindecasse, Vanda Pedro, Sofia Buco, Helena Moreno, entre outras, que expressaram sua gratidão pelo reconhecimento do seu trabalho.
A actriz Helena Moreno escreveu na sua conta oficial do Instagram que sente-se lisonjeada pelo gesto e ressaltou que “foi um dia memorável” para a sua vida. Visivelmente feliz, Edusa disse “hoje foi dia de receber o certificado de mérito em meu nome e da minha Vanda Pedro, obrigada AAT e um beijinho a todas as mulheres artistas fazedoras de teatro em Angola”.
Por outro lado, Celma Pontes frisou que não era a sua primeira homenagem mas que “É a que mais a impactou”. Sofia Buco agradeceu pela homenagem e frisou que vai continuar a viver pela arte com ou sem prémio. Já Vanda Pedro ressaltou que a representação em Angola está viva.
“Obrigada AAT, obrigada Horizonte Njinga Mbande. Para todas as mulheres artistas fazedoras de teatro em Angola, o teatro está vivo”, disse Vanda Pedro.