Em alusão ao seu 10º aniversário, hotel Epic Sana inaugura a micro galeria “Epic Cube” em parceria com a Jahmek Contemporary Art


O hotel Epic Sana Luanda, celebrou o seu 10º aniversário nesta quinta-feira, 31 de Março, com a inauguração da micro galeria “Epic Cube”, em parceria com a Jahmek Contemporary Art. O espaço de arte apresenta o conceito ‘Art Can Be Epic’ que traduzido em português significa ‘A Arte Pode Ser Épica’.

A abertura do “Epic Cube” contou com a apresentação das obras da conceituada artista alemã que vive e trabalha em Luanda, Íris B. Chocolate, que fazem parte da exposição Okufeit(ka) que vem do mito de criação da cultura Ovimbundu. Estas obras estarão em exposição no hotel de 01 de Abril até o início de Junho do corrente ano.

Segundo o Director Geral do Epic Sana Luanda, Miguel Afonso dos Santos, o conceito Art Can Be Epic que surge da parceria com a Jahmek Contemporary Art, e promete acomodar durante este ano em vários espaços do Epic Sana Luanda, obras de artistas nacionais que têm representado Angola em diversos eventos a nível mundial, com o principal objectivo de celebrar estes 10 anos de forma majestosa.

“Este conceito surge da vontade de querer fazer algo relacionado com a arte e para isso foi preciso convencer a Jahmek que nós queríamos promover artistas nacionais e internacionais dentro do hotel expondo as suas obras, mas ao mesmo tempo valorizando a obra e o artista… então para isso, nós criamos o Epic Cube que é um sítio mais sagrado e é uma galeria micro onde as obras têm espaço e não têm ruído. E depois, vamos ocupando os nossos espaços do hotel de uma forma orgânica mas sempre respeitando a obra e o artista, e isto tudo surge porque nós estamos a celebrar e temos um plano de actividades durante o ano, entre as quais fazem parte a cultura e a arte, porque a cultura é a alma de um povo e nada melhor do que ter a alma e o povo misturados”, disse.

Questionado sobre o porquê da escolha da artista Iris para estrear o espaço de arte “Epic Cube”, Miguel Afonso dos Santos, explicou que a ideia surgiu da vontade de unir as diferentes culturas, sendo que esta mistura representa a vivência diária no hotel Epic Sana Luanda.

“A Iris Chocolate casa bem porque o Sanahotels é uma cadeia que é portuguesa, o Epic Sana Luanda é um hotel que é 100% angolano, com alma, equipa e serviços angolanos e a Iris é uma alemã que mais conhece da cultura africana, no entanto é esse casamento de culturas e nacionalidades que descreve essa nossa parceria, mas ao mesmo tempo é a vivência que temos no dia-a-dia no nosso hotel”.

Feliz por trabalhar em prol da valorização da arte, Mehak Vieira que é fundadora da galeria Jahmek Contemporary Art disse que este “foi um desafio lançado pelo Director do Epic Sana, de criar um programa para poder fazer ocupação do espaço do próprio hotel, com o fim de criar uma forma orgânica das obras co-habitarem nesses espaços”.

A artista Iris B. Chocolate, que apresentou as suas obras que fazem parte da exposição Okufeit(ka), afirmou estar satisfeita com a iniciativa da parceira entre as duas referidas entidades, por ter lhe permitido mostrar as suas obras na inauguração da micro galeria.

“Fico Feliz de ver as minhas obras expostas aqui porque sabendo que há faltas de museus e lugares que podem receber uma obra desse tamanho acho muito bom que o próprio hotel abra as suas portas fara receber propostas artísticas com essa colaboração entre a galeria Jahmek e o Epic Sana, faz todo o sentido numa cidade onde as infra-estruturas ainda estão em falta”, disse Iris B. chocolate.

Clica para ver mais fotografias do evento:

Exit mobile version