Edson Chagas considerado pelo “The Wall Street Journal” um dos cinco artistas africanos a observar


Edson Chagas foi considerado um dos cinco artistas africanos a seguir pelo conceituado Wall Street Journal. O jornal norte-americano dá conta de uma nova geração de artistas que ilustra os problemas sociais e internos do continente africano.

Num artigo intitulado “Africans Turn to Local Art: Five Artists to Watch” ou em português, (África volta-se para a arte local: cinco artistas para observar), o jornal norte-americano fala de uma nova geração de artistas que ilustra os problemas sociais internos do continente e vê os preços das suas obras crescerem no mercado internacional.

O angolano Edson Chagas é um dos rostos deste novo panorama, se não mesmo o rosto principal. Isto porque, desde que venceu em 2013 o Leão de Ouro, na Bienal de Veneza, o artista de 37 anos tem vindo a ganhar cada vez mais notoriedade internacional. Edson foi reconhecido em Itália pelo projecto Luanda, Cidade Enciclopédica, que conta com 23 fotografias da sua autoria. Desde aí, uma imagem sua pode alcançar os nove mil dólares.

Da lista do Wall Steet Journal constam ainda outros quatro artistas africanos nos quais devemos “manter o olho”. São eles Kudzanai Chiurai, do Zimbabué, Wangechi Mutu, do Quénia, Mary Sibande, da África do Sul, e Njideka Akunyili Crosby, da Nigéria.

A agenda de Edson Chagas para 2015 já está bastante preenchida – aliás como seria de esperar – tendo o artista nacional duas importantes exposições agendadas para os EUA, nomeadamente no Museu de Arte de Seattle e no museu da Faculdade de Arte de Savannah, no estado da Geórgia.

Por:AR/VerAngola

Exit mobile version