É possível fazer uma sessão fotográfica à distância? Venâncio Evensen prova que sim


A crise causada pela pandemia do novo coronavírus vai além da saúde e impacta todas as áreas da vida em sociedade. O ramo da fotografia é um dos afectados perante as recomendações de distanciamento para a proteção da população com o encerramento dos estúdios e algumas zonas de lazer. Por isso, os profissionais da área decidiram reinventarem-se como é o caso de Venâncio Evensen, fotógrafo de carreira, que apostou de forma inédita em Angola na sessão fotográfica virtual.

Para muitos era imaginável, fazer uma sessão fotográfica à distância. Em entrevista ao AngoRussia, o fotógrafo Venâncio Evensen Ulombe contou que para essa odisseia, que chamou de ‘ganhos da pandemia’, o modelo precisa apenas de um telemóvel, tablet ou computador, tripé ou um objecto de apoio e conexão à internet.

Venâncio que também é conhecido por Evensen_photographyy, contou que a ideia surgiu durante uma chama por vídeo com uma amiga.

 “A melhor parte de fotografar a partir de casa, é a possibilidade de viajar sem precisar sair de casa, e com isso elimina-se os gastos de transporte, alimentação e ainda descarta-se a contração de alguma doença”, disse Venâncio.

Mas engana-se que acha que por ser em casa tudo corre as mil maravilhas: “nem tudo corre como idealizado, a foto à distância perde a qualidade apesar do telemóvel ou a conexão de internet, a dificuldade de direcionar a modelo apenas com instruções, o ambiente escolhido pela modelo, e a direcção da luz são pontos que diferenciam uma fotografia profissional da amadora”.

Para o fotógrafo, “a produção (edição) por vídeo chamada é mais difícil que a presencial, porque quanto mais qualidade possuir a imagem, menos trabalho se tem durante a edição. Não errar muito durante a sessão, diminui o árduo trabalho na pós produção”.

Para as lentes de Venâncio, já posaram nomes como Micaela Reis, Canicia Rodrigues, Vera Malaquias, entre outros.

Venâncio Evensen Ulombe  é um fotógrafo angolano de 26 anos, estudante de Engenharia Cívil e residente no Brasil. Observador e detalhista recorreu ao mundo fotográfico por influência dos pais. Já venceu o concurso de fotógrafos organizado no Brasil, e agora realiza workshops para instruir novos quadros.

Exit mobile version