A ejaculação precoce é um problema relactivamente comum, que afecta os homens independentemente da idade, provocado por frequentes hábitos que felizmente existe tratamento, disse o Dr. Honolfo Elvis em conversa com o AngoRussia.
A ejaculação precoce (EP), também conhecida pelo termo em latim “ejaculatio praecox”, é um problema sexual, doença caraterizada pelo défice no controlo voluntário da ejaculação, relacionada ao tempo ou a não realização de um acto satisfatório, por não alcançar o tempo desejado. A ejaculação precoce é uma queixa sexual comum, estima-se que 1 em cada 3 homens tenham esse problema em algum momento da sua vida, podendo actuar em adolescentes, adultos e idosos.
Para estar mais por dentro do assunto, o AngoRussia contactou o Dr. Honolfo Elvis Simões, que falou sobre a ejaculação precoce com foco em cidadãos angolanos. Até ao momento existem vários estudos que determinam o tempo mínimo para se atingir a ejaculação, e de acordo com o especialista “o tempo mínimo para atingir a ejaculação são 7 minutos, outros defendem que varia entre 5 minutos á 5:30, o período médio depende muito de factores fisiológicos, entre outros factores genéticos”.
Para melhor compreensão, Honolfo Elvis citou alguns hábitos que podem influenciar, e levar um indivíduo à ejaculação precoce como: “masturbação (frequente em adolescentes), ansiedade, depressão, problemas na próstata, uso e abuso de certos fármacos, drogas, diabetes, doenças cardiovasculares, lesões na Coluna vertebral e baixo estima”.
O tratamento para a ejaculação precoce, pode ser psicoterápico para saber controlar o corpo e a mente ou farmacêutico com o uso de antidepressivos e ansiolíticos, sempre indicado pelo psicoterapeuta. O Dr. aproveitou para clarificar que existe diferença entre ‘Impotência Sexual’ e a ‘Ejaculação Precoce’:
“São coisas totalmente diferentes, a ejaculação precoce é o défice em controlar a ejaculação em um período médio de tempo, e a impotência sexual é perda parcial ou total da ereção diante de um estímulo sexual”.
E para finalizar, o especialista director geral do Clube dos Médicos deixou um conselho aos jovens, que fazem o uso da substância ‘Kifaru’, ‘Sildenafil’, a famosa “Viagra” para a ejaculação precoce, mas a mesma não serve para isso, mas sim para impotência sexual e doenças do fórum cardiovascular.