Um novo estudo feito pela Scientific Reports, explica como a falta de higienização bucal pode causar graves consequências a saúde e aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
Ao longo do estudo, notou-se a importância da saúde oral em pacientes com cânceres malignos, assim como doenças respiratórias, gastrointestinais e cardiovasculares. Porém, factores como a frequência e o tempo de escovação não foram aprofundados.
Os cientistas avaliaram ainda diversos factores que podem influenciar na rotina de escovar os dentes e na saúde em geral, como a idade, o sexo e o histórico de tabagismo.
O ponto mais importante da pesquisa, indica que a doença periodontal, caso mais grave da inflamação da gengiva que pode ser causada pela má higiene bucal, é o principal vilão. Sua pior consequência é o desenvolvimento de eventos cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, pode causar o apodrecimento dos dentes, fazendo-os cair, prejudicando a mastigação.
Desta forma, os autores enfatizam a importância de escovar no período da manhã e da noite, não apenas um dos dois. Eles apontam para os riscos dos aumentos da carga bacteriana na boca durante o período noturno pela diminuição da saliva.