Dormir num quarto escuro pode evitar doenças coronárias e diabetes


Luzes do computador, televisão ligada ou ruas iluminadas! A verdade, é que está cada vez mais difícil dormir num espaço totalmente escuro. Mas uma nova pesquisa revela que a exposição ainda que moderada à luz durante o sono pode aumentar o risco de incidência de doenças coronárias e diabetes.

Dormir em um quarto iluminado pode prejudicar significativamente a saúde cardiovascular e metabólica, alerta um estudo da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, publicado no jornal científico PNAS e citado pela revista Galileu.

“Apenas uma única noite de exposição à iluminação moderada durante o sono pode afetar a regulação cardiovascular e de glicose, que são factores de risco para doenças cardíacas, diabetes e síndrome metabólica”, conta Phyllis Zee, líder da pesquisa e chefe da Divisão de Medicina do Sono da Escola Feinberg da Universidade Northwestern, num comunicado.

Para uma noite de sono mais benéfica, especialistas aconselham o uso de iluminação fraca ao nível do chão, se a necessidade de luz for realmente imprescindível. Mas ainda, deve-se optar por luzes amareladas ou alaranjadas, ao invés de brancas ou azuis. Deve também optar por cortinas totalmente opacas no quarto ou utilizar máscaras tapa olhos.

Exit mobile version