Dormir de barriga para cima reduz morte súbita do bebé, alertam os pediatras


Alguns pais, ficam preocupados ao ver o bebé a dormir com a barriga para cima, mas esta é, sim, a posição mais segura para o mesmo. Por isso, alguns pediatras aconselham os pais a recorrerem a essa prática pelo menos até o 6º mês de vida.

De acordo o que alguns pediatras disseram em conversa com o AngoRussia, dormir de cúbito dorsal (barriga para cima) reduz em até 70% o risco de morte súbita, uma das principais causas de óbito em crianças até 1 ano de vida sem nenhuma doença preexistente.

“A traquéia, lugar onde o ar vai para os pulmões, fica na parte da frente e o esôfago onde o que bebemos e comemos vai para estômago, e então quando deitamos de barriga para cima, o esôfago fica abaixo da traquéia. Quando o bebê está deitado de barriga para cima, caso ele regurgite, a tendência do líquido é descer por conta da força gravidade. Sendo assim, como a traqueia estará acima do esôfago nessa posição, a chance de o engasgo acontecer é bem menor em relação à posição de barriga para baixo. Além disso, se a criança regurgitar e engasgar, ela irá tossir instintivamente e chamar a atenção dos pais”, disse um dos pediatras.

Os profissionais de saúde disseram ainda que é importante os pais elevarem um pouco o colchão, ou mesmo já comprarem um com certo de grau de inclinação, que, hoje, são muito fáceis de encontrar.

Publicidade

A morte súbita é uma doença multifatorial cuja incidência diminui progressivamente a partir do 6º mês de vida. Para evitar a sua ocorrência, deve-se evitar colocar o bebé para dormir de bruços, ou de lado, visto que estas posições aumentam as chances do bebê inalar gás carbônico excessivo, ter asfixia por compressão das vias aéreas e comprimir os órgãos.

É importante também que, os pais não coloquem objetos no berço, como protetores, cobertores, ou até mesmo naninhas, e vestir o bebê de maneira adequada para o clima do dia, devem acalma-los antes de dormir, não esquecer de esperar cerca de 30 minutos, caso ele tenha sido amamentado recentemente.