Dormir com um cobertor pesado ajuda a combater a ansiedade e depressão, diz estudo


Dormir com o cobertor pesado não é só aconchegante, como também saudável. Estudos recentes apontam que a escolha pode ajudar a combater a ansiedade, o stresse, o déficit de atenção, a insônia e até a depressão.

Especialistas acreditam que a pressão do peso do cobertor distribuída por todo o corpo desperta exactamente a sensação de um abraço forte, o que ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a regular a respiração.

Embora os estudos sobre o assunto ainda estejam em desenvolvimento, já é possível assumir que essa pressão pode ajudar a aliviar o stresse e a agitação, visto que o cobertor limita movimentos durante a noite, que segundo os especialistas, deixa o sono mais calmo.

A psicóloga Gianni Mayer, alertou que apesar do cobertor ser uma ajuda, não pode ser visto como uma solução definitiva para a cura da ansiedade, mas sim como uma ferramenta complementar à terapia, que deve ser acompanhada com o tratamento psiquiátrico, actividades físicas e mudanças de hábitos que ajudam a colaborar para uma boa qualidade de vida.

“É lógico que o cobertor pesado pode ser utilizado para amenizar os sintomas de insônia e ansiedade, mas, apesar de ser uma técnica válida, não deve ser pensada isoladamente. Funciona muito bem como uma ferramenta complementar à terapia, junto de um acompanhamento psiquiátrico, atividades físicas e mudanças de hábitos que colaborem para uma maior qualidade de vida dos indivíduos”, alertou a psicóloga.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *