Entre várias doenças hepáticas auto-imunes, existe uma delas que tem afectado cada vez mais as mulheres por dentro sem saber quais principais causas. Saiba mais sobre os sintomas e tratamentos da “Colangite Biliar Primaria” a famosa ‘Cirrose’.
A famosa Colangite Biliar Primária (Cirrose), é uma doença crónica do fígado causada por uma reacção auto-imune, e é tão silenciosa que a maioria dos doentes podem chegar a viver até 10 anos com a doença sem identificar os sintomas.
Tanto as mulheres como os homens são portadores dessa doença, em 89% atinge mais nas mulheres com idade superior aos 30 anos, e devem estar sempre atento ao excesso de cansaço progressivo, icterícia e coceira no corpo, e devem também buscar opinião a um médico especialista em doenças relacionadas ao fígado.
Se a doença não for diagnosticada a tempo ela pode evoluir a cirrose, insuficiência hepática, fibrose e o cancro do fígado. Ela pode obrigar a mulher a fazer um transplante hepático ou levar a morte.
Ainda não se consegue explicar melhor quais as causas dessa doença, mas acredita-se que esta relacionados com os factores genéticos, tendendo a haver um agrupamento nas famílias e elevada taxa de concordância em gémeos iguais. É de certa forma como se o fígado deixasse de ser reconhecido, sendo por isso agredido pelo sistema imunitário.
Os sintomas visíveis dessa doença são:
Coceira no corpo e a fadiga.
Em caso de tratamento deve inicialmente consultar um medico especialista no caso que lhe vais poder explicar todos os factores que podem causar ou piorar a doença e possível fazer uma medicação, uma vez que ela não tem cura.