Cientistas afirmam que segurar suas emoções pode aumentar o risco de morrer cedo. Então, a discussão está liberada. Através de um estudo feito com 192 casais durante 17 anos pela Universidade de Michigan, descobriu-se que casais que brigam vivem mais tempo.
Mas, segundo o psicólogo John Gottman, o problema começa quando os casais atingem os “Quatro Cavaleiros do Apocalipse”: crítica, defesa, omissão e desprezo. Quer viver em paz com seu parceiro? Evite dizer as frases abaixo e garanta um relacionamento tranquilo.
1) “Eu desisto”
Você quer estar certo ou quer estar num relacionamento? “Eu costumo fazer essa pergunta a casais que estão presos num momento difícil”, diz o psicólogo Robin Smith, autor do livro “Lies at The Altar: The Truth About Great Marriages”(em português, Mentiras no Altar: A Verdade Sobre Grandes Casamentos”). E o especialista garante que frequentemente eles respondem que querem ter um relacionamento. Já Gottman descobriu que uma forma chave de prever se um casamento irá durar é saber se você está aberto às influências de seu parceiro. Não para que ele assuma o controle da relação, mas para que você participe mais da vida dele.
2) “Você não era assim”
As pessoas mudam e fazer esse comentário é “destrutivo – e não construtivo; seu parceiro se sentirá atacado e provavelmente irá retrucar”, afirma a especialista em relações humanas, Traci Coventry. Ela aconselha abordar o parceiro usando a linguagem do “eu” (positiva), e não do “você” (negativa). Por exemplo: “Estou sentindo que você não está querendo sair mais – podemos falar sobre isso?”, sugere Coventry.
3) “Mas o Dr. Fulano disse que…”
Jamais diga essa frase. É taxativa demais e não vai funcionar soltar uma dessas durante a briga. Heric Hudson, conselheiro de relacionamentos, explica que pode parecer que seu parceiro é um estudante novato e você está bancando o professor. Além do mais, as únicas opiniões que importam são as de vocês mesmos, e não dos outros.
4) “Você não vai pedir desculpas?”
“Se você exigir um pedido de desculpas nunca saberá realmente se a pessoa se sentiu culpada”, afirma Coventry. E se o fizer, tome cuidado, pois ao dizer isso, você está afirmando que seu parceiro é culpado. Geralmente, numa discussão mais séria, ambas as partes são culpadas por dizerem palavras que magoam. “Se o seu parceiro realmente tiver falhado, dê tempo para que ele possa pensar e te responder do jeito dele”, recomenda o especialista.
5) “Aconteceu igual aquela vez que você…”
“A não ser que seja muito necessário, não levante velhos argumentos”, recomenda Natalie Rinehart, conselheira de relacionamento e autora do livro “The Organics of Relationships”. “Assim que as coisas são resolvidas, elas têm que ser deixadas de lado. Se o problema retornar – como a divisão das tarefas de casa, por exemplo – tudo deve ser renegociado”. Nada como pedir um tempo para se acalmar caso a discussão fique fora de controle e foco, assim é mais fácil de voltar ao ponto principal e resolver o assunto.
6) “Não consigo entender qual é o problema”
Mas é claro que você não consegue, porque você não pensa da mesma forma que seu parceiro. Em vez de jogar isso na cara, diga algo como: “Eu não tinha intenção de te machucar com minhas ações. O que podemos fazer para que você se sinta melhor?”, sugere Rinehart.
7) “(Silêncio)”
Essa opção definitivamente não ajuda a resolver o problema. “A omissão é um comportamento passivo-agressivo clássico”, explica Rinehart. “Ela mantém o parceiro no modo de espera, porque ele não vai conseguir resolver o problema a menos que você queira”. Então, sai dessa, melhore o mau humor e comece a falar.
8) “Eu odeio você”
Nunca, jamais solte essa bomba. Será difícil desfazer o estrago depois, alarma Rinehart. “Vejo um novo relacionamento como uma esfera brilhante: é tão bonita que você mal pode tirar os olhos dela, no entanto, conforme o tempo vai passando, ela vai ficando menos brilhante”.
9) “…que você se dane!”
Evite ao máximo essa frase também. Ela irá tirar o foco da discussão e seu parceiro ficará na defensiva e, talvez, sendo tão grosseiro como você. “É como jogar gasolina numa chama acesa – o fogo só irá aumentar, ao invés de levar a um resultado positivo”, diz Hudson.
10) “Você é igualzinho minha (meu) ex”
Outra frase que nunca deve ser usada é: “Você é igualzinho ao meu ex” ou “Você é igualzinho a sua mãe”. Essas comparações podem ser levadas a sério e magoar muito a outra pessoa. Não mencione seus exes, ou qualquer um que seja para fazer comparações de mau gosto. “Talvez seu parceiro tenha ouvido seus comentários ruins sobre seu ex anteriormente. Essa frase é um dos cavaleiros do Dr. Gottman: a crítica”, Hudson. Se for pra criticar, segure seus julgamentos para outra hora; não solte essa no calor do momento.