Desejo sexual pode mudar ao longo da vida, saiba como


Existem muitos factores que podem afectar os níveis de desejo sexual. Para além disso, com o tempo, e a idade, acontecem algumas mudanças. Por isso, entendedores da matéria explicam, as variações dos níveis de libido ao longo das diferentes fases da vida. 

Foto: istockphoto
  • Início da idade adulta

Então, “após a puberdade, o desejo sexual é geralmente elevado para a maioria das pessoas”. É uma fase normalmente “dedicada a explorar e compreender a nossa identidade e preferências sexuais”.

“Depois da adolescência e das ‘montanhas-russas’ das hormonas, os níveis hormonais estabilizam, e tendemos a ter mais confiança e compreensão nas nossas necessidades e desejos sexuais.” Trata-se de um período marcado, na maioria dos casos, “por uma actividade sexual elevada, impulsionada tanto por factores físicos como emocionais”.

  • Dos 40 aos 50 anos

Durante esta fase “as alterações hormonais podem afectar as relações sexuais”. Por exemplo, “nos homens, os níveis de testosterona diminuem gradualmente, geralmente cerca de 1% por ano”. Já as mulheres podem “experienciar flutuações devido à perimenopausa e menopausa, o que afecta os níveis de estrogénio e progesterona”, mudanças hormonais que podem reduzir o desejo. “Manter um estilo de vida saudável pode ajudar a contrariar alguns destes efeitos.”

  • Depois dos 50

Quando “nos aproximamos dos 50 anos, as mudanças na libido continuam devido a alterações hormonais, condições de saúde e factores relacionados com o estilo de vida”. É, no entanto, completamente “possível manter uma vida sexual satisfatória, o que pode contribuir para o bem-estar e felicidade”.

Segundo um estudo da LELO, sobre a sexualidade sénior, “35% das pessoas com 50 anos ou mais estão surpreendentemente mais íntimas do que nunca, e o mesmo número afirma que o seu desejo sexual é maior que quando eram mais jovens”.

Exit mobile version