Nos últimos cinco anos a venda de produtos para desfriso diminuiu 26 por cento desde 2008 e tem diminuído a cada ano que passa, porque mais e mais mulheres negras tem optado pelo uso do seu cabelo natural.
A queda nas vendas de produtos para desfriso estão caindo constantemente. Mulheres negras ao redor do mundo, tem vindo a perceber que a manutenção de uma cabeça com cabelo natural é mais saudável do que aplicar duros produtos químicos que muitas já disseram “queima seu cérebro”.
Com este movimento do cabelo natural, muitas companhias que fabricam produtos para alisar o cabelo estão a “arrancar os seus cabelos” , e o futuro dessa indústria não parece muito promissor.
Por outro lado, o uso do cabelo natural está impulsionando um aumento nas vendas de produtos tais como hidratantes , cremes para pentear, etc., mas esse aumento fez com que o segmento de químicos diminuíssem suas vendas.
Um estudo feito pela Mintel, mostra alguns gastos desde 2008 a 2013, e o crescimento constante na categoria de produtos para tratamento de cabelos naturais, exceto para desfriso:
- O setor de produtos para desfriso diminuiu 26% desde 2008 e 15% desde 2011, quando as vendas atingiram 179 milhões dólares. É a única categoria onde não é visível o crescimento. Estima-se agora que este segmento esta por volta dos 152 milhões dólares norte americanos este ano, abaixo dos US $ 206 milhões para 2008.
- Shampoos e condicionadores formulados para cabelos naturais estavam por volta dos $ 257 milhões em 2013 , acima dos 211 milhões dólares norte americ anos em 2008 .
- O segmento de cremes para pentear aumentou de US $ 220 milhões em 2008 para cerca de US $ 268 milhões, em 2013 .
O estudo também mostrou que 48 % das mulheres negras acreditam que o uso do cabelo natural transmite-lhes confiança e ousadia em si mesmas.
Este foi um belo estudo para relatar. Sinto-me muito orgulhosa por fazer parte deste movimento progressivo e sobre a decisão de muitas outras mulheres negras a cuidar melhor do seu cabelo, que acaba por conduzir- las a cuidar melhor de si mesmas.