No âmbito da sua responsabilidade social, a ZAP proporcionou as crianças dos lares de acolhimento Nazaré Generosa, Vivência Feliz e Dom Bosco (casa Magone), neste sábado, 14 de Setembro, através do projecto “Vidas Zap”, um momento de poesia em homenagem ao primeiro Presidente da República.
As crianças foram reunidas numa das salas do Zap Cinemas, Shopping Avennida, para um momento de aprendizado sobre os ideias, vida e obra de Agostinho Neto, no âmbito da semana do Herói Nacional.
Na voz suave dos mais pequenos, foram declamados alguns poemas mais conhecidos de Agostinho Neto, nomeadamente: “Comboio Africano”, “Confiança”, “Havemos de Voltar”, “Caminho do Mato”, entre outros. Houve ainda quem não ficou apenas por um, como é o caso do jovem Miguel Paulo, convidado pela ZAP, que fez uma junção de vários poemas de Agostinho Neto.
Marcial Domingos, Gestor de Parcerias e Activação de Marcas da ZAP, frisou que o grande objectivo desta actividade é capacitar os mais pequenos para que dominem a história das grandes figuras do país.
“Declamando com Mangunxi é uma acção que visa homenagear a data do nosso primeiro Presidente Dr. António Agostinho Neto. Este evento está dentro do projecto “Vidas Zap” que visa criar acções sociais em toda Angola, para lares e para as comunidades em geral. O grande objectivo é capacitar cada vez mais as crianças para que elas possam ser e responder no futuro”, disse.
Domingos destacou também, que algumas crianças desconhecem a história do primeiro Presidente da República, “Na sua maioria conhece o ex-Presidente José Eduardo dos Santos e o actual, João Manuel Gonçalves Lourenço”.
No final da acção a ZAP fez questão de oferecer as crianças, livros do “Fundador da Nação” para aumentar o conhecimento dos mais pequenos.
Pedro Pena, responsável do lar Dom Bosco, mostrou-se satisfeito com a iniciativa da ZAP e destacou que “O projecto representa um alvo bem positivo no sentido de diversificar as nossas actividades”, tendo garantido que “Essa actividade dinamiza aquilo que são as nossas actividades no centro. O objectivo é as crianças aprenderem mais sobre a figura do fundador da nação, conhecer a história e identificar-se com ela. Agora vamos procurar que eles tenham essa veia artística”.
Salomão Kambuanda uma das crianças que declamou, disse que gostou da experiência e gostaria de participar a mais eventos do género, tendo apelado a outras empresas a apostarem em actividades semelhantes.
Os presentes foram ainda agraciados pelos meninos do lar Vivência Feliz que fizeram a apresentação dos poemas de Agostinho Neto de forma cantada.