Cremilda de Lima vence prémio nacional de Cultura e Artes


A escritora Cremilda de Lima, venceu na terça-feira, 25 de Outubro, no auditório do Ministério da Cultura, em Luanda, a XVI edição do prémio nacional de cultura e artes 2016 na categoria de literatura, pelo conjunto da sua obra. 

Cremilda de Lima

A conceituada escritora angolana Cremilda de Lima, venceu o prémio nacional de cultura e artes pelo conjunto de obras no domínio da literatura infantil.

Segundo o júri António Fonseca, o prémio é fruto do trabalho que a escritora vem efectuando ao longo dos anos, pois é uma das pioneiras a nível da literatura infantil, desenvolveu um estilo de escrita ancorado na oralidade e nos valores da cidadania.

“Desde, praticamente, a génese da literatura infantil, é uma das pioneiras, desenvolvendo um estilo de escrita ancorado na oralidade angolana e nos valores da cidadania que, com hábeis e criteriosos recursos linguísticos, lexicais, narrativos e de qualidade de escrita, resultam em textos de grande valor literário e de grande alcance cultural e educativo”, disse o júri no momento.

O Prémio Nacional de Cultura e Artes é atribuído, nas categorias de literatura, artes plásticas, dança, música, teatro, cinema e audiovisuais e investigação em ciências humanas e sociais.

O prémio constitui uma homenagem e incentivo ao génio criador dos angolanos, de modo a perpetuar no seio dos cidadãos ideias tendentes a compreensão das diferentes formas de criação artística e diversidade das manifestações linguísticas e culturais do povo e da nação.

Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima, nascida em Luanda a 25 de Março de 1940, publicou várias obras, destacando-se “O balão vermelho”, “Mussulo uma Ilha Encantada”, “A kianda e o barquinho de Fuxi”, “O Maboque Mágico e Outras Estórias”, ”A múcua que baloiçava ao vento” e o ”O tambarino dourado”,  “Baia das pipas” e outros trabalhos que lhe garantiram o mérito e reconhecimento que teve ao ganhar o prémio.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!