Cremilda de Lima leva ” A quinta dos Girassóis” ao mais pequenos


Numa parceria entre Camões/ Centro Cultural Português e Plural  Editores, a escritora Angolana Cremilda de Lima, levou nesta quarta-feira (09), aos mais pequenos  “A quinta dos Girassóis”, sua mais recente obra literária com as ilustrações de Fernando Hugo Fernandes, na Avenida de Portugal nº 50, em Luanda.

A escritora de nacionalidade angolana Cremilda de Lima, teve a ideia de levar ao mais pequenos com a obra ” A quinta dos Girassóis”, o dia a dia de duas personagens Lutukuta e Mussolovela, que viviam perto do Lubango e trabalhavam com afino do nascer ao pôr do sol no cultivo de girassóis e outras espécies agrícolas.

Cremilda leva ainda as virtudes do cultivo dos girassóis, que servem para alimentação de animais, para os homens e para ser utilizada como planta medicinal. Conta as brincadeiras e aventuras dos filhos dos fazendeiros, Vissolela, Tchileza, Kiari, Kazumbis e Lutuima o mais pequeno que adorava brincar e correr entre os girassoís da fazenda do pai.

Maria Cremilda Martins Fernandes Alves de Lima, mais conhecida no mundo da literatura por Cremilda de Lima, nascida em Luanda a 25 de Março de 1940, já publicou várias obras, destacando-se “O balão vermelho”, “Mussulo uma Ilha Encantada”, “A Kianda e o Barquinho de Fuxi”, “O Maboque Mágico e Outras Estórias”, ”A múcua que baloiçava ao vento” e o ”O Tambarino dourado”,  “Baía das pipas” e outros trabalhos que lhe garantiram o mérito e reconhecimento que teve ao ganhar na XVI Edição do prémio Nacional de Cultura e Artes na categoria de Literatura pelo conjunto de suas obras.

 

Exit mobile version