Considerada bem-sucedida após largar emprego numa multinacional, Izamara Matos conta como foi o desafio de empreender


Motivada por um propósito e pela baixa remuneração que auferia, a jovem angolana Izamara Matos, decidiu abandonar uma multinacional de recursos humanos, e deixou para trás o cargo de responsável administrativa que exercia há 5 anos, em Lisboa, Portugal, para criar e se dedicar ao seu próprio negócio, de venda de jóias.

Foto: Cedida

Em entrevista ao AngoRussia, a jovem empreendedora falou sobre o seu percurso e revelou que além de ser um propósito, tudo começou pela necessidade de fazer algo que gerasse impacto de alguma forma na vida das pessoas. Izamara conta ainda que os salários praticados na época em que esteve na multinacional eram baixos e que não lhe eram dadas oportunidades de crescimento, pois, o que fazia com que se sentisse estagnada profissionalmente.

Formada em Direito, com uma pós-graduação em Ciências Jurídico-Criminais, pela Universidade Autónoma de Lisboa, Izamara resolveu criar a marca ‘BijuOnline’, movida também pela paixão que diz nutrir pelos acessórios, principalmente brincos e colares.

“A Biju0nline surgiu por uma questão necessidade e acima de tudo também pelo propósito, eu queria fazer algo a mais que impactasse de alguma forma a vida das pessoas. Eu já trabalhava na multinacional de recursos humanos como responsável administrativa há cinco anos, mas os salários praticados eram baixos, não me eram dadas oportunidades de crescimento sentia-me estagnada profissionalmente, por isso decidi criar um negócio em paralelo enquanto trabalhava para equilibrar as contas e para isso convidei o meu marido na altura namorado para ser meu sócio nesse negócio. Quando percebemos que a Biju0nline já nos rendia muito mais que o meu ordenado na multinacional e pagava as próprias contas de forma consistente, aí percebemos que era o momento ideal para eu deixar o meu emprego e empreender a tempo inteiro e expandir ainda mais o negócio.

A empreendedora conta ainda que no início teve medo, mas fez do mesmo a sua ferramenta para prosseguir. “O medo existe sempre, mas não nos pode travar, principalmente quando a nossa decisão também é baseada naquilo que Deus quer para a nossa vida. Eu estava disposta a mudar a minha vida, eu poderia crescer sem limites eu já não me conformava com o ordenado ao fim do mês, quando sabia que com a minha empresa eu fazia isso numa semana. Então a minha vontade de crescer e de mudar outras vidas foi muito maior que o medo”.

De acordo com jovem empresária, com a evolução da marca que iniciou como revendedora de acessórios, porque a CEO e fundadora queria mudar a auto-estima das mulheres através do poder dos mesmos, é hoje especialista em personalizações de semijoias, pois, tem como um dos objectivos eternizar histórias e momentos através das suas peças.

Actualmente, a sua empresa proporciona seis empregos directos. “É orgulho hoje poder externalizar isso porque o sucesso da BijuOnline provém dessas seis pessoas que estão nos bastidores a trabalhar comigo e não para mim, eles abraçaram o meu propósito e fizeram da minha Biju deles também, e isso não tem preço”.

Questionada se hoje aconselharia os jovens a optarem por uma decisão igual, Izamara fez saber que todos os dias recebe nas redes sociais da sua empresa, mensagens de jovens a pedirem conselhos acerca da sua decisão.

“Nas nossas redes sociais, recebemos diariamente muitas mensagens de jovens a pedirem conselhos acerca desta minha decisão e o que sempre digo é: queres fazer isso por quê? Por dinheiro? Por moda? A tua empresa já se sustenta sozinha? Antes de qualquer decisão os jovens devem lembrar-se, que jovens como eu que arriscam tudo pelo sonho são poucos na nossa sociedade, logo não esperes deixar o teu emprego e ter uma vida facilitada, não posso florear o dia-a-dia de que é extremamente difícil (pelo menos o meu), mas se tiveres alinhado com o teu sonho, propósito se acreditares que é isso que Deus quer para ti, aí eu digo força porque os frutos certamente virão. Assim como eu tenho colhido os meus agora”, disse.

Izamara terminou dizendo que apesar dos riscos, hoje considera-se uma mulher ousada, pois, acredita que é preciso muita ousadia para deixar um emprego estável como efectiva numa multinacional, com uma filha, não sendo de berço de ouro, apenas acreditando no sonho e no propósito. “Considero-me também alguém que veio a este mundo para glorificar o nome de Deus através da minha marca porque toda a sabedoria que tenho para gerir a minha marca provém dEle – Deus”.

A BijuOnline é uma marca de semijoias, especialistas em personalizações. A marca tem dado um grande contributo na auto-estima e empoderamento feminino, através do poder transformador dos seus acessórios e da criação de uma comunidade engajada em Angola e Portugal. Tem como público alvo homens e mulheres com idades compreendidas entre 18-45 anos. A BijuOnline tem a sua sede em Lisboa, mas fornece para toda a Europa, América e Angola.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *