Conheça os tipos de bodas de casamento mais celebrados


Assim como o casamento, as bodas são momentos especiais na vida do casal. Ambos são celebrações que têm como objetivo lembrar do amor que os une e comemorar mais um ano de união e partilha. Poucos sabem que nome dar a estas comemorações, onde muitas vezes é feita a renovação dos votos, por esta razão o Angorussia preparou para os seus leitores as descrições e simbologia de cada boda.

A palavra “boda” é derivada do latim que em português, quer dizer “promessa”. Por isso, comemorá-la significa relembrar as promessas que foram feitas no momento de dizer o ” sim”.

Publicidade

As comemorações mais conhecidas pelo público são aquelas depois dos 15 anos de união. Mas, você sabia que existe um tipo de bodas para cada ano de casamento?

Não se sabe ao certo como essas simbologias surgiram. Algumas lendas contam que iniciou na Alemanha antiga, quando os casais juntos há 25 anos recebiam uma coroa de prata e, aos 50 anos, uma coroa de ouro. A partir de então, ganhou um símbolo por ano.

Bodas de Papel – celebra-se após o primeiro ano de casados. O papel é um material frágil e, ao mesmo tempo, produto de um material forte e resistente, a madeira. As bodas de papel simbolizam a construção de algo maior, que começa delicado e vai se firmando com o passar dos anos.

Bodas de Madeira – comemora-se após cinco anos de casados. A madeira é o símbolo do crescimento e da consolidação, afinal, tudo começa com uma semente que brota, cria raízes e se transforma em uma grande árvore.

Bodas de Estanho ou Zinco – o estanho é um ferro, o que representa certa rigidez, no entanto, sua principal característica é a maleabilidade. Assim como um casamento de dez anos, onde o casal é sólido e, teoricamente, está mais maleável e maduro quanto às adversidades do tempo. A partir daqui, alguns casais consideram fazer comemorações maiores e renovação de votos.

Bodas de Cristal – é a celebração de 15 anos de um enlace matrimonial, e o cristal é uma pedra preciosa. Nasce da terra e é quase um diamante. A diferença é que tem menos maturação embriológica, portanto, é menos resistente. Para ter um casamento tão duradouro, é necessária paciência e persistência, por isso o cristal representa a comemoração de 15 anos.

Bodas de Porcelana – para quem vive a dois, 20 anos de juntos é uma conquista, não é qualquer casal que consegue atingir esse feito. Para percorrer esse caminho, é necessário muito zelo, assim como a preparação da porcelana que passa por vários processos.

Bodas de Prata – as bodas de 25 anos, assim como as bodas de 50 anos de casamento, são as mais celebradas. Muitos casais aproveitam a data para trocar alianças novamente. A celebração das bodas de prata pode incluir uma viagem especial.

Bodas de Pérola – uma vida juntos com certeza é o desejo de quase todos que contraem matrimónio e a peça eleita para representar esse marco é a pérola. Ela demora muitos anos para se desenvolver e fica envolvida pela concha. A pérola tem seu valor sem precisar de lapidação, mostrando um casamento bem construído.

Bodas de Esmeralda ou Rubi – apesar das controvérsias, em que uns acreditam que as Bodas de Rubi são apenas para a comemoração de 45 anos de casamento, outros acreditam que não. O que importa mesmo é que 40 anos de relacionamento é um marco

Bodas de Ouro – o ouro é o metal mais valioso que existe e sempre foi e é um artigo bastante cobiçado pelas pessoas. Por isso, é o melhor símbolo para representar meio século (50 anos) de parceria, cuidado, carinho e amor. Assim como os 25 anos de casamento, as “Bodas de Ouro” são de grande importância e costumam ser bastante celebradas pelos casais.

A tipologia dos bodas de casamento vão de 1 a 100 de celebração. Cada boda de casamento tem o símbolo específico que aumenta a sua resistência com o passar dos anos.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *