Conheça oito erros que muitas mulheres cometem durante a menstruação


Alguns estudos têm alertado sobre os riscos que as toxinas presentes em pensos higiénicos e tampões podem causar a mulher, especialmente se não foram utilizados da forma correta.

1º  Usar tampões e pensos higiénicos feitos com ‘rayon’ (fibra artificial) e algodão branqueado com lixívia. Estes materiais podem conter vestígios de pesticidas, lixívia, colas, ou dioxina (um conhecido disruptor endócrino e de fertilidade).

2º- Tomar analgésicos. Apesar de serem uma boa forma de aliviar a dor, os analgésicos comuns como ibuprofeno ou naproxen podem fazer mais mal do que bem ao seu corpo.

3º- Não mudar o tampão com a frequência necessária. Quanto mais tempo usa um penso higiénico ou tampão, maior será a acumulação de bactérias que por sua vez podem libertar uma toxina que pode provocar síndrome do choque tóxico. Portanto, mude o seu tampão ou penso higiénico a cada quatro a oito horas. Se precisa de mais tempo, opte por usar o copo menstrual que pode manter por mais de 12 horas.

4º- Usar produtos perfumados. Ninguém quer sentir um mau odor quando está menstruada, mas deve evitar usar produtos perfumados, pois podem irritar o corpo e originar infecções bacterianas ou fúngicas e até libertar químicos prejudiciais.

5º- Recorrer ao duche vaginal. Apesar de poder reduzir o odor e fazê-la sentir-se mais limpa, é prejudicial e pode mesmo trazer-lhe problemas de saúde.

6º Não dormir o suficiente. É difícil conseguir dormir quando se tem cólicas e dores e até uma certa insónia induzida pelas hormonas, mas é especialmente importante dormir o suficiente durante o período, pois caso contrário o corpo fica stressado e inflamado, agravando as dores.

7º- Falhar o seu treino diário habitual. Além de o exercício ser uma óptima forma para libertar o stress e transpirar toxinas, treinar também pode ajudara aliviar as cólicas e melhorar o sono.

8º  Abusar no café. A falta de sono, o cansaço e as dores de cabeça podem sugerir que beber café é a solução mas, como a cafeína desidrata, acaba por agravar os seus sintomas, especialmente a dor de cabeça.

Exit mobile version