Para muitos a música é somente uma forma de arte que resulta na combinação de vários sons e ritmos. Mas, para as crianças é muito mais que entretenimento. A música para as crianças trabalha a coordenação motora, estimula habilidades essenciais para a educação socioemocional, auxilia a percepção sonora e até mesmo a alfabetização.
Os primeiros anos de uma criança são fundamentais para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e motor. Uma boa maneira de estimular esses factores é investir na musicalização infantil, uma actividade que além de ser prazerosa, contribui para uma formação mais completa. Sendo assim confira abaixo oito benefícios da música na educação da criança:
1. Desenvolve o Cognitivo
A música ajuda na concentração, no raciocínio lógico, na memorização, entre outros aspectos. O contacto com a música, aumenta a actividade dos genes envolvidos na secreção e transporte de dopaminas, função sináptica, aprendizado e memória.
2. Aprimorar a linguagem Oral
Ao ser incentivada a cantar, a criança acaba desenvolvendo mais a linguagem oral. Desta forma, motivadas pelos sons e ritmos musicais, elas aprendem de uma forma bem divertida a verbalizar e interagir com o mundo. Aprendendo assim, a falar palavras novas, aumentando o vocabulário e aperfeiçoando o processo de comunicação.
3. Ajuda no Desempenho Escolar
O processo de alfabetização também pode ser desenvolvido por meio da música. Isso pode ser feito especialmente por meio de canções infantis em que as palavras e sílabas que se repetem. A música pode ser utilizada como um recurso para ensinar as crianças a combinar o som das palavras à escrita.
4. Contribui para o Desenvolvimento Motor
Possibilita o desenvolvimento motor das crianças. Afinal, elas são aconselhadas a coordenar seus movimentos durante o acompanhamento dos ritmos. De uma forma dinâmica e divertida para as crianças, a habilidade de movimentar o corpo de forma articulada é aprimorada. A música é uma excelente forma de estimular a expressão corporal das crianças.
5. Desenvolve a Socialização
Por ser um meio de socialização, o estudo da música permite criar vínculos com outras pessoas, ampliando as possibilidades de relações interpessoais. Nestes contactos, a criança aprende lições de trabalho em equipe, já que muitas vezes a música é executada em conjunto. Permite ainda o aprendizado de virtudes como empatia e respeito entre os colegas. Ajuda também a criança a romper as barreiras da timidez e da insegurança. Uma vez que as escolas de música dão a oportunidade muitas vezes para que os alunos apresentem-se em público.
6. Promove a Disciplina
Isto porque, para aprender música, a criança precisará se dedicar com bastante afinco. Os estudiosos da área passam horas a estudar para se aperfeiçoar nessa arte. Essa habilidade acaba repercutindo não só na infância, como também na fase adulta. A disciplina é uma habilidade aprendida para toda a vida.
7. Estimula a Criatividade
É uma arte, que dá lugar muitas vezes para a criação, ainda que tenham pouca idade. Durante as aulas, as crianças aprendem como criar canções, cantar ou tocar instrumentos.A música estimula o cérebro.
8. Pode Tornar-se uma profissão
Estudar música desde pequeno pode ser também um grande passo a incentivar a carreira profissional. Muitos artistas acabam descobrindo o dom para essa arte ainda na infância. Sendo assim, as aulas de música podem ser ainda um investimento profissional na vida das crianças.
Por: Celestina Sebastião