Conheça o artista Virgílio que impressiona os angolanos com desenhos realísticos a lápis


Virgilio é um jovem desenhista, de 26 anos, que tem deixado os angolanos completamente rendidos ao seu talento demonstrado através de retratos realísticos de figuras nacionais e internacionais. O artista falou em entrevista ao AngoRussia sobre os desafios enfrentados no processo de criação de seus quadros e destacou qual é a sua maior inspiração para desenhar. 

Foto: Facebook Virgílio

Determinado em mudar a forma em que muitos angolanos vêem o desenho hoje em dia, Virgilio contou que tudo começou quando era mais novo. Inicialmente imitava os desenhos animados e depois teve aulas com um mentor (seu ex cunhado), tendo a posterior feito um curso online de “Desenho Realista” com o artista brasileiro Charles Laveso.

Tendo a sua história de vida como maior motivação artística, o jovem recordou a fase que sofria bullying na escola e no bairro onde vivia por conta de uma deformação que tem na sua mão direita, mas garantiu que ao longo do tempo encontrou tranquilidade e bem-estar nos desenhos.

“Eu nasci com o polegar da mão direita deformado e sofria muito bullying por isso na escola e na vizinhança. Então, tive que encontrar um refúgio onde eu poderia me sentir especial, não por nascer com o dedo deformado mas por também ser capaz de fazer o que uma pessoa normal faria. E foi no desenho aonde encontrei essa tranquilidade. E com ele superei muitas adversidades na minha vida”, revelou.

O artista adiantou ainda que sua inspiração é poder explorar a capacidade ilimitada que Deus o deu e conseguir expressar seus sentimentos, pensamentos em forma de traços, sombreados e texturas. Poder ver que cada vez mais consegue se superar e mostrar ao mundo que pode ir ainda mais além, saber que muitas outras pessoas o têm como exemplo a seguir e de uma maneira indireta conseguir ajudar os outros, é para si também uma motivação.

Fruto da trajetória brilhante que tem trilhado, Virgilio tem conseguido arrancar elogios e aplausos de artistas já conceituados, e não foi diferente com os seus fãs, após ter partilhado os seus trabalhos nas redes sociais. Por esta razão, o jovem que também presta serviços de formador em desenhos, aproveitou a ocasião para deixar alguns critérios para se tornar um bom desenhista.

“1° Saber que ainda temos muito a aprender, para que o cérebro esteja aberto a novos conhecimentos, pois, muitos não evoluem nos seus desenhos por acharem que já estão no nível máximo e que ninguém pode lhe superar;

2° Ninguém nasceu sabendo das coisas, todo mundo passou num processo de aprendizagem, apesar de outros serem bem mais rápidos, todo mundo aprendeu. O que quer dizer que não precisas comparar os seus desenhos com os dos outros, nem se diminuir porque os outros estão fazendo melhor, foca em ti e no teu processo;

3° Tenha um professor para te orientar, pois, ele já passou por muitas dificuldades no aprendizado que vai te ajudar a acelerar o seu aprendizado.

4° Não desenhe, viva o desenho”.

O desenhista fez saber ainda que o seu maior sonho como artista é conseguir fazer com que as marcas de materiais a nível mundial tenham representantes no país, a fim de facilitar a compra dos mesmos para todos os artistas. O mesmo sublinhou ainda que quase não existem materiais profissionais de desenho realista e que para conseguir tem sempre que ser por meio de terceiros que trazem do exterior do país.

Exit mobile version