Conheça alguns mitos e verdades sobre o gengibre


O gengibre é um dos grandes queridinhos quando o assunto é medicina natural. Há cinco mil anos que esta planta herbácea era usada na Ásia para fins medicinais e culinários. De lá, veio para o prato e, para a lista de remédios caseiros. É fonte de vitamina A, C, E, e complexo B, magnésio, fósforo, potássio, silício, sódio, ferro, zinco, cálcio e betacaroteno, o que justifica tantos benefícios, contudo, a sua popularidade é proporcional à polémica do seu uso. Por estes motivos o AngoRussia separou alguns mitos e verdades comprovados sobre este tubérculo.

1. Gengibre ajuda a emagrecer: Verdade

Alguns especialistas em nutrição o definem como termogénico, ou seja, um tubérculo que aumenta a temperaturancorporal, levando à aceleração do metabolismo que, por sua vez, promove maior queima de gordura, ajudando a eliminar toxinas e a causar sensação de saciedade.

Um estudo publicado no Journal of Fitness and Exercise apontou que, quando combinado a treinos de força, torna-se ainda mais poderoso justamente graças à sua acção termogénica. Para se ter ideia, os participantes da pesquisa eliminaram uma média de 4,1 kg de gordura do corpo em 10 semanas, usando o gengibre em forma de chá.

2. Gengibre faz mal para o estômago: Mito

Os especialistas garantem que a raiz é óptima para aliviar as dores de estômago, pois relaxa os músculos gastrointestinais, e combatem a formação de gazes e inchaço, podendo aliviar os vários sintomas de uma intoxicação alimentar, por exemplo.

3. Gengibre combate o mau hálito: Verdade

O gengibre funciona como um adstringente e antisséptico natural, por tanto, vale carregar bolinhas pequenas de gengibre na bolsa até consumir um pedacinho ou um chá. Porém, os especialistas lembram que nada substitui uma higiene bucal adequada.

4-É preciso consumir muito gengibre para adquirir os seus benefícios: Mito

Os especialistas aconselham que para o consumo máximo recomendado, é de três gramas diárias, o que pode ser obtido em dois pedacinhos de cerca de três centímetros ralados e adicionados a sucos ou numa jarra de água, rendendo uma água aromatizada. Os mesmos alertam que existe uma grande probabilidade do consumidor ter náuseas, azia e irritação na boca.

5-Ajuda na erecção: Verdade

Com foco na saúde sexual do homem, um artigo publicado pelo site ‘Emagrecer com Saúde’ afirma que o gengibre é bom para a erecção, pois, a sua a raiz ajuda a melhorar as erecções, principalmente porque melhora e activa a circulação sanguínea por todo o corpo e, portanto, também na área genital masculina.

Exit mobile version