Club dos Médicos e ANPG pretendem promover campanha de consultas grátis de cancer nas 18 províncias do país


O Club dos Médicos em parceria com a Agência Nacional de Petróleo e Gás, pretende promover a campanha de sensibilização, consulta e despistagem de cancer (cervicouterino, mamã e próstata) nas 18 províncias do país, disse o presidente do Club dos Médicos Angolanos, Honolfo Simões, nesta quinta-feira, 4 de Maio, aquando da actividade que foi realizada no Largo Carmo.

Foto: Diekesse Pedro

A iniciativa que se encontra agora na sua segunda edição, e a primeira realizada no centro da cidade, tenciona atender perto de mil pessoas até ao final do dia hoje. Além do rastreamento do cancer, a campanha abrangeu outras consultas de especialidade e clínica geral, desde pediatria, psicologia, dermatologia, farmácia entre outras.

Sobre o câncer cervicouterino, a médica clínica geral, Elizandra Ngando alerta sobre os sintomas alarmantes do câncer do útero, destacando o sangramento vaginal anormal, dor durante a relação sexual, menstruação anormal, pesada ou irregular, que acometem normalmente as mulheres com idade reprodutiva a partir dos 18 anos de idade.

Em entrevista ao AngoRussia, uma paciente de oncologia há quinze anos que tem aproximadamente 45 anos de idade, louvou a iniciativa do Club dos Médicos e da ANPG e aproveitou a ocasião para incentivar outras mulheres a fazerem exames o quanto antes possível para um diagnóstico precoce e nesta senda apelou também ao Ministério da Saúde a rever a situação do Centro Oncológico, no que diz respeito a funcionalidade dos aparelhos de radioterapia, mamografia entre outros.

 

Por Irinea Lukombo

Exit mobile version