Cinco hábitos que podem aumentar a enxaqueca


A enxaqueca é um problema de origem vascular, cuja dor é provocada pela contração e dilatação dos vasos sanguíneos. As causas são genéticas, mas os sintomas podem ser provocados pelo estilo de vida que a pessoa leva. 

Quem sofre com a dor insuportável de uma enxaqueca, sabe como é difícil ficar a espera que ela passe. Muitas pessoas recorrem a vários tratamentos para o problema, mas existem alguns hábitos que precisam ser evitados para quem quer livrar-se de vez dessa terrível dor. Confira a  lista abaixo:

1. Má alimentação

Alimentos com muito tempero e picantes, leite e derivados, chocolate e café , são alimentos que contêm substancias que interagem com a bioquímica cerebral do organismo, alterando a ação de determinadas enzimas e diminuindo a quantidade de serotonina, hormona ligada a dor da enxaqueca. Mas, pior do que o consumo destes alimentos, é ficar sem comer por um tempo prolongado – mais de 4 horas sem comer – ou ter uma alimentação baseada de fritos e doces.

2. Fumar

Não é uma grande novidade que fumar faz mal ao organismo, mas além de todos os males que surgem pelo uso do cigarro, ele pode causar o enrijecimento dos vasos sanguíneos e acabar por provocar a enxaqueca.

3. Sedentarismo

O sedentarismo afecta em muitos aspectos da qualidade de vida de uma pessoa. Além de contribuir para a obesidade, diabetes e problemas cardíacos, ele é  mais uma das portas abertas para a enxaqueca.

4. Consumo de álcool

As bebidas alcoólicas quando ingeridas em excesso dilatam os vasos do corpo e do cérebro, o que acaba por provocar a enxaqueca.

5. Estresse

Trabalho em excesso, ficar sem comer, nervosismo, insónia, problemas emocionais, tudo que gera estresse e desiquilibrio para o organismo pode agravar a enxaqueca.

Exit mobile version