A saúde cardiovascular depende do estilo de vida, mas também do que se come. Há alimentos que, pela sua composição nutricional, podem ser especialmente importantes para determinados órgãos, no caso do coração. Por essa razão, o AngoRussia, listou cinco dos alimentos que ajudam a proteger o coração e reduzir o risco de doenças cardíacas.
De acordo alguns nutricionistas, os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3, como é o caso do salmão, o atum, a cavala e a sardinha, podem ser particularmente benéficos para o coração e até para a aveia, pelo seu elevado teor de fibra. Além destes, há mais alimentos ‘amigos’ do coração e que deve-se incluir na dieta.
Veja outros alimentos:
- Chocolate preto, contém flavonoides capazes de ajudar a controlar a tensão arterial e a reduzir a inflamação, actualmente, muitas doenças cardíacas são consideradas inflamatórias;
- Feijão, é uma óptima fonte de fibra para ajudar a baixar o colesterol e os níveis de triglicerídeos;
- Vegetais como ‘kale’, brócolos e espinafres, melhoram a saúde do seu coração, aumentando os seus antioxidantes;
- Frutos secos e abacates, contêm gorduras saudáveis para o coração e são ricas em ómega-3 e vitamina E que aumentam o bom colesterol (HDL) e reduzem o mau colesterol (LDL);
- Azeite, é uma das gorduras mais saudáveis, sempre que possível, utilize-o em substituição do óleo, da manteiga e da margarina.
Rico em vitaminas A, D e E, o azeite é um dos alimentos mais importantes da dieta mediterrânica e aliado do combate às doenças cardiovasculares. As gorduras monoinsaturadas, como é o caso do azeite, bloqueiam o mau colesterol e os lípidos no sangue. Dê preferência ao azeite com baixo grau de acidez e não superior a 0,5% o azeite fino é mais saudável.