Cientistas desenvolvem novo teste que ajuda a detectar Covid-19 através de lágrimas


Um novo teste, desenvolvido recentemente por cientistas da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, consegue detectar a presença do vírus da Covid-19 através das lágrimas, sendo que a recolha das amostras é realizada do mesmo modo que a testagem da saliva.

Imagem: Observatório do Terceiro Sector

No estudo, publicado na revista científica Journal of Clinical Medicine, os investigadores detalham que o novo teste detectou apenas 18,2% dos casos confirmados, mas ainda assim, não foi verificado nenhum falso positivo.

“No início da pesquisa, procurámos um método de diagnóstico fácil e que fosse menos incómodo. A testagem através do nariz, além de provocar desconforto, nem sempre é feita da forma correcta. Para pessoas com desvio de septo nasal, por exemplo, pode ser um problema. Achamos que a lágrima seria mais fácil de executar e tolerável”, disse Luiz Fernando Manzoni Lourençone, professor da USP.

Durante a investigação, foram analisadas amostras de indivíduos internados no primeiro semestre de 2021, quando as variantes Gama e Delta eram dominantes no Brasil. Entre os participantes, 33 tinham testado positivo para a Covid-19 e 14 não estavam infectados.

Os cientistas acreditam que este método poderá funcionar apenas para casos mais graves de Covid-19.

Exit mobile version